A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) afastou os policiais que foram filmados agredindo moradores do bairro da Raiz, na zona Sul de Manaus. O caso aconteceu no último sábado (24), durante uma abordagem na Rua Coqueiro, e foi registrado por câmeras de segurança.
Em nota, a PM-AM informou que instaurou um procedimento administrativo para apurar a conduta dos envolvidos, que integraram o efetivo do Comando de Policiamento da Área Sul (CPA Sul) de Manaus.
“A PMAM reforça que atua na segurança da população e na relação mútua de respeito entre tropa e cidadão, e que a 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), responsável por atender o bairro Raiz, possui um projeto ativo de atividade física realizado no Centro de Convivência da região para fortalecer o relacionamento com a comunidade”, informou a corporação
Relembre o caso
O afastamento dos PMs dos serviços de rua, na terça-feira (27), foi um dia após as gravações da abordagem começaram a circular nas redes sociais.
Nas imagens, as vítimas aparecem assistindo a uma partida de futebol, em frente a um bar, quando foram abordadas pelos policiais militares.
Em seguida, um dos PMs aponta uma arma para um casal e exige que eles fiquem de costas com as mãos para o alto. Acuado, o homem entra na residência e, ameaçada com o fuzil, mulher é chutada nas costas enquanto vai para o outro lado da rua.
Em outro trecho da gravação, três homens aparecem sendo revistados sob a mira de uma arma e um deles é agredido com chute no peito. Os três são empurrados para dentro do bar e um policial chuta mesas, cadeiras, e as garrafas de bebidas do estabelecimento comercial.
Por fim, um outro policial aparece empurrando dois jovens para dentro de um comércio. Em seguida, ele chuta uma cadeira em direção à dupla e aponta um fuzil, enquanto grita. No local havia uma criança, que brincava na rua, e presenciou as agressões.