A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM), apreendeu, na terça-feira (27/08), 100 quilos de maconha do tipo skunk que estavam guardadas dentro de uma residência no bairro Jorge Teixeira, zona leste. O material está avaliado em R$ 2 milhões.
A ação está incluída na Operação Águas Seguras, desencadeada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e coordenada no Amazonas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (28/08), na sede da Delegacia Geral, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, disse que é uma determinação do secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, e do delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, que sejam desmantelados os centros de distribuição de drogas na zona urbana de Manaus, e essa operação é resultado disso.
“Essa apreensão se junta ao quantitativo de aproximadamente 5 toneladas de entorpecentes apreendidas pelo Departamento até o momento, e as mais de 10 toneladas apreendidas de drogas retiradas pela Polícia Civil como um todo”, citou o delegado-geral adjunto.
Conforme o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, as investigações iniciaram na segunda-feira (26/08), quando a equipe policial recebeu uma denúncia informando que Donnython Rodrigo Lima Barros, de 31 anos, foi visto descarregando os entorpecentes da carroceria de um carro Chevrolet Montana, cor cinza, e os armazenando em um kitnet onde morava.
“Iniciamos os levantamentos e identificamos o imóvel durante campana no local. Ao perceberem a movimentação típica de tráfico de drogas, foi realizada a abordagem e encontramos os 100 quilos de maconha do tipo skunk dentro da residência do indivíduo”, falou o delegado.
Segundo o diretor do Denarc, a droga é proveniente da Tríplice Fronteira, mais especificamente do rio Japurá. Em depoimento, Donnython Rodrigo informou que a droga seria encaminhada para o estado do Pará, onde seria redistribuída.
“Além disso, ele contou que apenas recebeu a determinação de pegar a droga e guardá-la, até que outra pessoa, na qual ele não conhece, fosse a sua casa e buscasse o material ilícito para transportar para o Pará. Os donos do imóvel não têm envolvimento com a situação, até acreditamos que o indivíduo alugou o kitnet com essa finalidade, de guardar o material até que ele fosse enviado para fora do Amazonas”, contou o delegado.
De acordo com o delegado, além das drogas, foram apreendidos o carro Chevrolet Montada e uma motocicleta Honda, que o homem utilizava para a empreitada criminosa, e o seu aparelho celular que ele quebrou no momento da abordagem policial.
“As investigações irão continuar a fim de verificar se a pessoa que ele mencionou de fato existe, uma vez que ele não deu detalhes sobre onde a pessoa poderia ser encontrada. Também iremos pedir a quebra dos dados telemáticos para descobrir algo mais”, mencionou o delegado.
O homem responderá por tráfico de drogas e se encontra à disposição do Poder Judiciário.
- Três ônibus são assaltados na mesma noite em Manaus; vídeo - 14 de novembro de 2024
- França reforça policiamento antes de jogo contra Israel nesta quinta - 14 de novembro de 2024
- Custo do m² construído no Amazonas chega R$ 1,8 mil - 14 de novembro de 2024