O industrial Júlio de Lima Silva, de 33 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (04/07), na residência onde morava sozinho, na rua Codajás, bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus. A família suspeita de que ele tenha sido assassinado. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) investiga o caso.
Segundo relatos de familiares, Júlio havia passado a noite anterior bebendo em casa com dois amigos, que foram vistos por vizinhos deixando o local correndo durante a madrugada. Pela manhã, a mãe do industrial estranhou a ausência do filho, que costumava ir tomar café com ela diariamente, e decidiu ir até a casa dele.
Ao chegar, ela relatou que encontrou a porta da residência aberta e o filho já sem vida, deitado na cama. A mãe disse, a outros familiares, o corpo recebeu sinais de espancamento e possível asfixia.
Apesar da suspeita levantada pela família, o delegado Daniel Verzani, responsável pelo caso, informou que na perícia inicial não constatou sinais evidentes de violência externa.
“Ela contou que ele estava com marcas no corpo, e que tudo indica que foi morto durante a madrugada, porém, a vítima estava na cama, sem vestígios de lesões aparentes, mas o laudo de necropsia vai atestar essa hipótese. Há também informações de que dois sujeitos estavam na casa dele e desceram uma escadaria próxima. Vamos investigar quem são essas pessoas”, declarou o delegado da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Júlio não possuía antecedentes de crimes e, de acordo com os moradores da área, era considerado um homem tranquilo e trabalhador. “Era querido por todos aqui na rua, nunca se envolveu com nada errado”, disse a mãe da vítima.
Investigação
A PC-AM apura se houve latrocínio (roubo seguido de morte) ou homicídio, e está colhendo depoimentos de familiares para verificar se há fingimentos de itens furtados da residência. A perícia técnica do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) esteve no local, e o corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que deverá emitir o laudo definitivo sobre a causa da morte.
O DEHS seguirá com as investigações. Quem tiver informações que possam ajudar a identificação dos dois homens que saíram da residência pode entrar em contato com a polícia por meio do disque-denúncia 181, de forma anônima.