Texto: Hector Muniz
O vereador de Manaus Sassá da Construção Civil (PT) ameaçou acionar o Conselho de ética da Câmara Municipal de Manaus (CMM) contra a fala do colega Raiff Matos (DC) sobre os apoiadores do presidente Lula.
Ao falar sobre o ato realizado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) no último domingo (25) em São Paulo, Raiff afirmou que “o outro lado [esquerda] não consegue nem colocar um caminhão de maconheiros comunistas no meio da rua, porque simplesmente o atual presidente não tem coragem de sair nas ruas.”. A declaração foi na sessão plenária da última segunda-feira (27).
No dia seguinte, terça-feira (27), Sassá repudiou o discurso de Raiff. “A minha questão de ordem pelo vereador em sua fala de ontem, por todo o respeito que eu tenho por ele, mas ele passou dos limites, chamando os comunistas, e quem é de esquerda, de maconheiro, e outros palavrões. Eu quero dizer para esse cidadão que democracia é respeito mútuo.”, disse Sassá.
Ao Toda Hora, o vereador petista disse que está disposto a abrir mão da representação no Conselho de Ética se Raiff se retratar na sessão ordinária desta quarta-feira (28). Mas afirmou que, ainda assim, a federação PT, PV, PC do B, ao qual ele é filiado pelo PT, deve adotar alguma medida.
“Eu estou disposto a não entrar com uma ação no Conselho de Ética se ele se retratar hoje. Mas os partidos de esquerda devem entrar com uma ação contra ele”, disse Sassá.
O Conselho de Ética da CMM é uma comissão permanente que analisa pedidos de quebra de decoro parlamentar. Tem como presidente o vereador Joelson Silva (sem partido) e Gilmar Nascimento (Avante) como vice. Sassá é um dos vereadores titulares e Raiff, suplente.
O Toda Hora entrou em contato com Raiff Matos, mas até o fechamento da reportagem não tivemos respostas. O espaço segue aberto.
- Justiça concede habeas corpus a Deolane; mãe permanece presa - 9 de setembro de 2024
- Manaus Passo a Paço atraiu 445 mil pessoas em três noites de evento - 9 de setembro de 2024
- Sinner vence americano Fritz e é campeão do US Open - 9 de setembro de 2024