Foto: Nilzete FRanco/Jornal FolhaBV
Dois grupos de indígenas da etnia Yanomami estão em Boa Vista em situação de vulnerabilidade social. A equipe de reportagem da FolhaBV foi até as moradias improvisadas, montadas por eles, e constatou a realidade em que se encontram.
Compostos por adultos, crianças e idosos, os grupos estão abrigados em acampamentos improvisados em terrenos baldios. Um está localizado atrás da Feira do Produtor Rural, na Rua Ricardo Fróes, bairro São Vicente. O outro, na rua Mauro Pereira de Melo, atrás de um espaço cultural, no bairro Aeroporto.
O jornal FolhaBV, que registrou a ocorrência, observou que alguns dos indígenas apresentaram sinais de alcoolismo e uma mulher estava com um ferimento no rosto. Além disso, uma criança aparentou desnutrição severa.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que está ciente da situação e acompanha o caso, por meio da Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Yekuana. Elayne Rodrigues Maciel, coordenadora da organização, disse que os indígenas em situação de rua são da região Ajarani, na Terra Indígena Yanomami (TIY).
O post Yanomami montam acampamentos improvisados e vivem em situação de rua apareceu primeiro em Portal Você Online.