Avalie o post
Visuliazação: 1

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) ampliou a presença feminina em sua composição com a promoção das juízas Ida Maria Costa de Andrade e Lia Maria Guedes de Freitas ao cargo de desembargadora. A escolha, feita nesta semana, preenche as vagas deixadas pelos desembargadores Joana Meirelles e Elci Simões, aposentados ao atingirem a idade-limite de 75 anos. Com as novas nomeações, a Corte passa a contar com dez desembargadoras, o que representa 38,4% do total de membros do TJAM.

Lia Guedes foi promovida pelo critério de antiguidade, enquanto Ida Andrade ascendeu ao cargo por merecimento, em decisão aprovada durante sessão do Pleno.

Em seus discursos, ambas destacaram o compromisso com a Justiça e a importância da conquista.  “Chego pelo critério da antiguidade com muita honra e gratidão pela confiança do colegiado”, afirmou a desembargadora Lia.

A desembargadora eleita Ida Maria da Costa de Andrade destacou a questão da paridade constitucional de gênero que está sendo adotada no TJAM e demonstrou sua gratidão aos colegas. “Eu pretendo construir com vocês e sob o olhar atento de vocês que estão há mais tempo que eu, aquilo que será minha trajetória colegiada agora”, afirmou a magistrada, dizendo que esta há de ser aperfeiçoada no dia a dia.

A nomeação foi celebrada por colegas de magistratura como um marco para o Tribunal. A desembargadora Socorro Guedes classificou o momento como histórico. “Parabenizo a Corte pela chegada de duas magistradas. Certamente o Tribunal só tem a ganhar. Hoje alcançamos um patamar único. É uma grande alegria”, afirmou.

Para o desembargador Flávio Pascarelli, a escolha de Ida Andrade, a partir de uma lista exclusivamente feminina, simboliza uma mudança significativa. “Rompe-se aqui um ciclo de invisibilidade. A ascensão de mulheres reafirma que paridade de gênero não é concessão, é justiça”, declarou.

Com isso, o TJAM passa a ter dez mulheres em sua composição. Por ordem de antiguidade, fazem parte do plenário: Graça Figueiredo, Socorro Guedes, Carla Reis, Nélia Caminha, Vânia Marques Marinho, Onilza Gerth, Mirza Cunha, Luiza Cristina Marques, a quem se somam agora as duas novas desembargadoras.

As magistradas já vinham fazendo parte dos julgamentos do plenário, como juízas convocadas para atuação no lugar dos desembargadores aposentados: Joana Meirelles e Elci Simões. A Presidência tem a intenção de realizar a solenidade de posse das duas magistradas até o final deste mês.

Últimas promoções de juízes

As últimas promoções de juízes no TJAM foram realizadas no segundo semestre de 2022, com as aposentadorias dos desembargadores Wellington José de Araújo (aposentado em 13/10/2022) e João Mauro Bessa (aposentado em 30/11/2022), ambos também por idade. Para suas vagas, foram escolhidos, respectivamente, a desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques (posse em 07/12/2022) e desembargador Henrique Veiga Lima (posse em 19/12/2022).

Visuliazação: 1
PUBLICIDADE