O técnico amazonense Thiago Moraes de Melo, de 41 anos, foi convocado pela seleção Brasileira para o Mundial Indoor de Atletismo, que acontece em Glasgow, Reino Unido, entre os dias 1 e 3 de março. Em entrevista ao A Crítica, o treinador comemorou a convocação e deu detalhes de como ela ocorreu.
“A Flávia, que foi a atleta convocada, é com quem trabalho há muitos anos. Ano passado, ela foi semifinalista do Mundial de Atletismo, realizado na Hungria.
Esse resultado classificou ela para esta competição, e como é a representante de melhor índice, eu sou convocado como treinador de área.
Se a Olimpíada fosse hoje, ela estaria também classificada para Paris. No entanto, o ano está apenas começando e estamos montando um planejamento para competir na Europa, que acaba sendo o centro do atletismo mundial em relação a competições”, explica.
Atleta do FECAM-ASSERCAM (PR), Flávia Maria de Lima se classificou na prova de 800 metros rasos. Os resultados da atleta deixam Thiago bastante otimista com relação ao que pode ser conquistado ainda este ano, assim como outros atletas já proporcionaram à ele momentos de orgulho.
“Estou muito feliz e motivado pelos resultados dela e demais atletas que, mesmo a distância, estão melhorando suas marcas e buscando vaga na seleção. Mês passado estive na Bolívia com a Flávia e a Uhuru, participando do Sul-Americano Indoor, mas assim como no futebol, não é fácil competir na altitude e conseguimos um bronze com a Flávia. Em 2018, eu estava no Qatar e fui para o mundial indoor em Birmingham, como treinador do atleta Catari Abdalelah Haroun, dos 400 metros rasos”, relembra.
Como tudo começou
Perguntado sobre como foram os desafios até alcançar o posto de técnico convocado pela Seleção Brasileira, Thiago relembrou todo o início de caminhada. O interesse no esporte sempre existiu, mas foi através da motivação de um amigo próximo – que acabou conquistando o bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008 – que as coisas começaram a engrenar.
“Sempre gostei de esporte, futebol, vôlei, atletismo, ciclismo. Eu assistia as competições, no entanto, não era um sonho ser do esporte. A primeira vez que despertou o sonho com esporte foi quando o Sandro Viana, meu vizinho e hoje medalhista olímpico, falou que tinha iniciado atletismo e eu perguntei como eu podia fazer.
Assim, pratiquei atletismo por 1 ano e tive um resultado satisfatório pelo pouco tempo de esporte, mas larguei o atletismo e foquei nos estudos, pois eram 3 horas de treino e como eu estudava no Centro, ficava muito cansativo sair de casa 6h e chegar às 13h, para começar treinamento às 15h, e retornar para casa às 18h”, conta Thiago, antes de finalizar.
“Fui fazer Administração, no entanto, faltava algo. Então parei e fui fazer Educação Física, apesar de voltar os estudos para a área fitness. Quando me formei, meu padrasto Luiz Alberto de Oliveira, ex-treinador do Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e tantos outros grandes atletas, me convidou para ir para o Catar no final de 2007, para aprender atletismo de alto rendimento. Cheguei em Doha antes do Natal e comecei, já no dia seguinte, a ter contato com os atletas, fazer marcações na pista, anotações dos resultados dos treinos. Assisti ao primeiro grande evento ao vivo, que foi o Asiático Indoor, em Doha”.
Fonte: A Crítica
O post Técnico amazonense é convocado para o Mundial Indoor de Atletismo apareceu primeiro em Portal Você Online.
- A Educação para Traders na Quotex: Uma Ferramenta Essencial para o Sucesso - 8 de setembro de 2024
- Jannik Sinner vence Taylor Fritz e conquista seu primeiro US Open - 8 de setembro de 2024
- Com um a menos, Espanha goleia Suíca na Liga das Nações - 8 de setembro de 2024