Empreendedores do município de Barcelos, no Amazonas, estiveram em Santarém para uma imersão de três dias em Alter do Chão, onde conheceram de perto as boas práticas desenvolvidas por catraeiros, barraqueiros e lancheiros da Associação de Turismo Fluvial de Alter Do Chão (Atufa). A iniciativa, articulada pelo Sebrae Amazonas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, teve como foco o aprendizado prático sobre turismo sustentável e gestão comunitária.
A visita técnica fez parte de uma expedição de benchmarking — termo utilizado para designar a observação e o intercâmbio de boas práticas entre regiões ou instituições. O grupo de Barcelos, que atua na Praia Grande e principalmente no segmento de pesca esportiva, escolheu Alter do Chão como destino por enxergar semelhanças entre os serviços turísticos das duas localidades.
Durante a programação, os empreendedores participaram de rodas de conversa, visitas guiadas e momentos de observação direta das atividades realizadas pelos trabalhadores locais. Eles acompanharam o dia a dia dos catraeiros, conheceram a rotina dos barraqueiros e lancheiros e conversaram com representantes do conselho comunitário de Alter do Chão.
👁 1 visualizacoes
- Jaecoo 5 chega por R$ 154.990 e mira esforços contra Volkswagen, Chevrolet e Hyundai (243 visualizacoes)
- Não votar pode gerar problemas além da multa de R$ 3,51 (74 visualizacoes)
- Pesquisa Ipen/G6: Eduardo Braga lidera intenções de voto para o Senado no Amazonas (30 visualizacoes)
- Festival de Itapiranga reúne 4 mil visitantes e resgata bois-bumbás após 19 anos (27 visualizacoes)
- Vanda Witoto denuncia racismo e violência política na reta final da campanha (22 visualizacoes)







