O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), anunciou na manhã desta quinta-feira (13) o cronograma do concurso público da Casa Legislativa. Segundo o parlamentar, o edital do certame será lançado em julho com 100 vagas imediatas, sendo 60 para candidatos com Nível Superior e 40 para Nível Médio.
“O nosso cronograma será da seguinte forma, agora, em março nós já iniciamos o processo. Em abril de 2025, nós vamos ter a conclusão dos estudos de viabilidade e em maio nós vamos ter o processo da escolha da instituição que realizará o concurso público. Desde já quero dizer para todos que nós vamos ter uma empresa referência no Brasil. Não vai ser ninguém do Amazonas, Vai ser a melhor. Nosso concurso vai ser um concurso sério, com responsabilidade”, disse Roberto Cidade da tribuna do plenário Ruy Araújo.
De acordo com o deputado estadual, a contratação da banca organizadora do certame está prevista para o mês de junho para o lançamento do edital no mês seguinte, em julho. As inscrições serão encerradas em agosto. As provas serão aplicadas em setembro e outubro, com divulgação dos resultados em novembro e homologação do concurso em dezembro.
“Esse é o cronograma desta casa. Desde já eu quero dizer aqui que serão 100 vagas imediatas e 200 vagas de cadastro de reserva. Dessas 100 vagas, 60 serão para curso Superior e 40 para Ensino Médio. Esse será um trabalho de todos os deputados que queriam acompanhar o andamento do concurso com transparência, responsabilidade e equilíbrio”, explicou Cidade.
Concurso e convocação
Há 14 anos, a Assembleia Legislativa não realiza seleção para servidores efetivos. O quadro atual do parlamento é formado em sua maioria por servidores comissionados, de livre nomeação e exoneração. O certame foi anunciado pelo presidente da Aleam no dia 31 de janeiro deste ano durante entrevista.
Na quarta-feira (12), quando Cidade falou sobre o Grupo de Trabalho (GT) responsável por elaborar e acompanhar os trâmites necessários para a realização do certame, ele se comprometeu com as futuras convocações.
“No pós-concurso, vamos convocar os aprovados de imediato. Estamos tendo todo o cuidado para fazer tudo da forma mais transparente e dando o enfoque para os cargos que apresentam maior necessidade. Nosso intuito é ter pessoas preparadas e que possam fortalecer o Poder Legislativo”, afirmou.