A Polícia Civil do Amazonas investiga a morte de nove cavalos, no Haras da Nilton Lins. A suspeita é de intoxicação alimentar. Outros animais estão gravemente doentes, e um apresenta quadro crítico. As informações são do G1 Amazonas.
No sábado (4), foi divulgado que três cavalos morreram, e neste domingo, mais seis foram encontrados mortos, totalizando nove, todas por suspeita de intoxicação.
Em nota, a Universidade Nilton Lins, responsável pelo local, informou que, ao identificar os primeiros sintomas, adotou medidas imediatas para proteger os demais animais e conter a situação.
“Até o presente momento, foram registrados nove óbitos de equinos nas instalações. Também informamos que o local segue isolado, monitorado, e todos os animais estão sendo assistidos e acompanhados 24 horas por dia por equipes de médicos veterinários”, disse a instituição em novo comunicado neste domingo.
A universidade ressaltou que a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal, da Agência de Defesa Agropecuária (Adaf), iniciou uma investigação para identificar a origem da contaminação e evitar novos casos, conforme informou a instituição de ensino, onde o haras está localizado.
De acordo com a Adaf, a investigação continua com a coleta de material biológico pela equipe do haras e a realização de exames laboratoriais. “Além disso, foi coletada uma amostra do feno utilizado na alimentação dos animais para análise, já que uma das suspeitas é intoxicação”.
A PC-AM informou que o caso será investigado pela Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema).
- Lewis Hamilton aparece em Maranello e celebra nova jornada na Ferrari - 20 de janeiro de 2025
- Operação Aulas Seguras: mais de 400 mil produtos escolares são fiscalizados em todo o Brasil - 20 de janeiro de 2025
- HUGV: reabilitação de lesão medular está com inscrições gratuitas abertas - 20 de janeiro de 2025