Avalie o post
Visuliazação: 13

Rayson Rennan Pereira Nascimento, de 25 anos, apontado como líder de uma quadrilha responsável por diversos roubos de celulares em Manaus, foi preso na manhã desta quarta-feira (04/06), durante a Operação RecuperaFone 13, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), no bairro São Francisco, zona Sul da capital.

Além de Raysson, outros dois homens da mesma idade foram detidos e conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos. Eles foram identificados apenas como Lucas e Renan.

A ação foi coordenada pelo delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), e teve como base o cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.

De acordo com o delegado, a investigação teve início a partir da denúncia de duas vítimas:

“Duas vítimas dessa quadrilha vieram até a delegacia e nos deram informações essenciais para que pudéssemos iniciar essa investigação e operação. Eles realizaram esse roubo no Adrianópolis, próximo a uma academia. Através dessas informações, identificamos o Rayson no ponto de encontro deles, no bairro São Francisco. Com isso, fizemos o pedido de ordem judicial de prisão preventiva desse suspeito e de busca e apreensão no local”, afirmou Hitotuzi durante coletiva de imprensa.

No endereço indicado, localizado no bairro São Francisco, zona sul de Manaus, foram encontradas três motocicletas, um deschavador, resquícios de maconha e outros objetos que indicam a presença de drogas.

“Chegamos na residência e encontramos três motocicletas que foram levadas para o núcleo, juntamente com algumas pessoas de atitude suspeita. Na sequencia, outro homem foi localizado e detido no Conjunto Galileia, no Nova Cidade, na zona norte da cidade, suspeito de integrar essa quadrilha”, completou o delegado.

Os suspeitos Lucas e Renan, também com antecedentes por tráfico de drogas e roubo, foram localizados no mesmo local. “Lá foram encontrados o Lucas e o Renan, que também respondem pelos mesmos crimes”, detalhou Hitotuzi.  “Todos foram trazidos para a sede do Nirc para os procedimentos cabíveis”, informou.

Divisão de lucro
Conforme as investigações, o grupo se reunia em uma casa que seria protegida e monitorada por traficantes da região, onde partilhavam os bens roubados.

“Ali, eles faziam a partilha de celulares, cordões, bolsas e todos os bens que subtraiam durante os roubos. Eles se desfaziam de tudo para cada um ter o seu lucro. Na delegacia, todos confirmaram que uma facção criminosa fazia a guarda deles para os crimes”, destacou.

Resultados
Com a prisão de Rayson e os demais suspeitos, o delegado Bruno Hitotuzi ressaltou os avanços do programa: “Com essa prisão, as operações do Programa RecuperaFone já resultaram na prisão de 53 pessoas. Nesse meio, temos receptadores comerciais e assaltantes. O núcleo tem apenas oito meses de trabalho e vem efetuando diversas operações, entregando celulares e restituindo os bens às vítimas”.

O delegado ainda fez um apelo à população. “Pedimos sempre a colaboração das vítimas. Não conseguimos trabalhar sem os registros do crime. Façam boletins de ocorrência. E, se tiverem informações a mais que possam auxiliar nas investigações, tragam isso para nossas equipes. Assim, conseguiremos colocar esses meliantes na cadeia, interromper as ações criminosas e responsabilizá-los pelos crimes que cometeram”, concluiu.

Bruno Hitotuzi informou ainda que PC-AM segue com as investigações e novos pedidos de prisão já foram protocolados. As próximas operações aguardam deliberação do Poder Judiciário.

Visuliazação: 13
PUBLICIDADE