A temporada do Caçarí em Barcelos é um dos momentos mais aguardados pelos moradores e visitantes. Também conhecido como Camu-camu, essa fruta típica da Amazônia cresce em áreas alagadas, sendo colhida diretamente de canoas e botes entre os meses de janeiro a março.
O Caçarí impressiona pelo seu alto teor de vitamina C, superando em 100 vezes o limão e em 20 vezes a acerola. Essa característica faz da fruta um superalimento poderoso para fortalecer o sistema imunológico.
Devido à sua acidez intensa, o consumo in natura é raro, mas o Caçarí é amplamente utilizado em sucos, sorvetes e bebidas artesanais. Além de seu valor nutricional, a colheita da fruta é uma experiência única, onde amigos e familiares se reúnem para desfrutar desse presente da natureza.
CONFIRA O VÍDEO:
Benefícios para a saúde
Desde 2009, quando a Embrapa identificou que por causa do seu poder antioxidante, proveniente do alto teor de vitamina C, o camu-camu tem chamado a atenção das indústrias de cosméticos, farmacêuticas e alimentícias. Engana-se quem pensa que a fruta é fonte apenas de vitamina C. Em sua composição há também betacaroteno, potássio, ferro, cálcio, fósforo e outros nutrientes.
A abundância de vitamina C encontrada no camu-camu faz da fruta um poderoso antioxidante natural que atua no combate aos radicais livres que podem causar envelhecimento precoce. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a prevenir infecções gerais, fortalecendo o sistema imunológico.
A ingestão da fruta também auxilia no controle da diabetes e de possíveis complicações cardiovasculares, graças às suas propriedades que ajudam a reduzir gorduras e açúcar no sangue.