A Prefeitura de Manaus entregou, nesta quarta-feira (27), uma segunda unidade de ônibus elétrico para a capital, além de mais três novos veículos elétricos. Até o fim do ano, a frota do transporte coletivo da cidade deverá contar com mais 12 veículos do modelo, segundo o prefeito de Manaus, David Almeida.
Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, o coletivo vai atender a população do bairro Alvorada, na zona Centro-Oeste da capital. A prefeitura ainda não informou quando o veículo entrará em operação.
“Esse ônibus vai atender a população do bairro Alvorada, a nossa meta é já colocá-lo no meio dos bairros, ele passou por todos os testes, e é um veículo que está completo e essa, é uma mudança no Brasil, porque com esse Por exemplo, outras cidades irão querer a inovação”, afirmou.
O primeiro ônibus elétrico foi entregue no dia 4 de setembro e, segundo a prefeitura, vai fazer parte da linha 125, que atende a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
"Um ônibus como esse deixa de emitir por ano, 55 toneladas de dióxido de carbono, isso é muito importante para o meio ambiente e nós trabalhamos em um lugar onde temos a preservação como a mola mestre da nossa biodiversidade”, garantiu.
Os outros três veículos entregues são ônibus convencionais, todos pertencentes à empresa Veja, e com esta nova adição, totaliza-se 39 ônibus com ar-condicionado já entregues a Manaus.
“Ainda vamos entregar mais 95 ônibus convencionais com ar-condicionado, e isso vai fazer com que a frota de Manaus se torne uma das mais novas do Brasil, vamos colocar também ainda neste ano, em algumas paradas, ar-condicionado em grandes corredores de ônibus aqui na nossa cidade”, afirmou o prefeito.
A frota operante, atualmente, conta com 1.141 coletivos, distribuídos em 219 linhas, que diariamente fazem os itinerários em todas as zonas da cidade. Por dia, são registradas mais de 500 mil passagens no sistema de transporte da capital.
A entrega constante de novos ônibus e a busca por soluções inovadoras evidenciam o desejo de fazer de Manaus uma capital cada vez mais desenvolvida e preparada para atender as demandas de seus moradores.
Ônibus elétrico
Batizado como “PreservAR”, o veículo tem capacidade de 27 passageiros sentados e 43 em pé, com espaço para uma cadeira de rodas. A autonomia pode chegar a 250 milhas. O ônibus possui carroceria Caio Millennium de 12 metros de comprimento, suspensão totalmente pneumática do Mercedes-Benz O-500 U e ar-condicionado.
- “Lamento de Raça” é relançado em campanha pela preservação da floresta - 4 de dezembro de 2023
- Spotify cortará 1.500 empregos para reduzir custos - 4 de dezembro de 2023
- Pistoleiro que matou primo da presidente do TCE-AM é preso em Manaus - 4 de dezembro de 2023