O isolamento do Amazonas devido à situação precária da rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho) dominou os debates de quarta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os deputados concordaram em buscar soluções em Brasília para mitigar o problema, com a pavimentação da estrada.
Em seu pronunciamento, o deputado Rozenha (PMB) criticou novamente a situação da BR-319 e questionou a atitude das Organizações Não Governamentais (ONGs) Greenpeace e WWF que, segundo ele, não ajudam o Amazonas quando o estado sofre com queimadas.
“Não vejo nenhum avião ligado a organismos internacionais ou a ativistas do clima e meio ambiente sendo enviados para apagar os incêndios na Amazônia. No entanto, quando o Brasil rico, de produção agrícola pujante, começa a pegar fogo, todos entram em ação”, declarou.
O deputado Comandante Dan (Podemos) contribuiu para o debate afirmando que esteve com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Orlando Machado, conversando sobre a situação.
“Convido a todos os colegas para uma grande manifestação na ponte do rio Curuçá para cobrar providências do Governo Federal”, afirmou.
Em aparte, o deputado Daniel Almeida (Avante) afirmou que o direito de ir e vir dos amazonenses não está sendo respeitado, transformando-os em cidadãos de segunda categoria.
“Precisamos esquecer um pouco nossas bandeiras partidárias e nos unir em prol de um grande movimento em Brasília. Vamos convocar todos os deputados, prefeitos, vereadores do interior, da capital e o prefeito da capital para irmos todos a Brasília, e mostrar que somos brasileiros, cobrando e exigindo nossos direitos”, conclamou.
Já o deputado Mário César Filho (UB) lembrou da criação da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, ano passado, em Brasília.
“Estive no lançamento da Frente, levando a voz da Assembleia Legislativa. Também participei da reunião da bancada do Amazonas com o então presidente em exercício, Geraldo Alckmin, onde todos puderam demonstrar sua insatisfação diante da ministra Marina Silva, em relação à nossa BR-319”, relembrou.
Durante seu discurso, o deputado George Lins (UB) reafirmou a importância da BR-319 e disse que o Amazonas está isolado e refém das dificuldades logísticas.
“A BR-319, mesmo em péssimas condições, principalmente no trecho do meio, é o recurso que temos para nosso abastecimento e para evitar impactos negativos, como a fome, numa seca severa como a que enfrentamos”, lamentou.
Passarela
O deputado Carlinhos Bessa (PV) lamentou um acidente automobilístico ocorrido em uma passarela na Avenida Torquato Tapajós.
“Em junho deste ano, nosso gabinete fez um requerimento à prefeitura, solicitando um estudo para uma solução rápida. Ontem, mais uma vez, ocorreu um acidente trágico, que tirou a vida do motorista e deixou o passageiro em estado grave. Como deputado, mais uma vez, alerto a prefeitura de Manaus para que tome providências urgentes”, criticou.
O post Pavimentação da BR-319 domina os debates na Assembleia do Amazonas apareceu primeiro em Portal Você Online.
- Flamengo perde pênalti e empata com Atlético-MG - 13 de novembro de 2024
- Rolê aleatório: Ronaldinho Gaúcho participa da COP29 como convidado do governo do Azerbaijão - 13 de novembro de 2024
- Escalação da seleção brasileira: Dorival Júnior anuncia novidade no time titular - 13 de novembro de 2024