Empresários e consumidores de Manaus já podem se preparar: o Dia Livre de Impostos (DLI) será realizado no dia 29 de maio, e a expectativa é que mais de 300 lojas participem da ação este ano na capital amazonense. Supermercados, postos de combustíveis, restaurantes e lojas de eletroeletrônicos estão entre os segmentos confirmados pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) Manaus.
“No Dia Livre de Impostos, você atrai consumidores que buscam produtos sem a alta carga tributária. Não fique de fora!”, reforça a CDL Jovem Manaus nas redes sociais.
No fim de abril, a CDL Jovem Amazonas promoveu a Reunião DLI 2025, voltada a lojistas interessados em aderir à campanha.
Segundo o coordenador da CDL Jovem no estado, Victor Gonzales, a aceitação foi expressiva e a expectativa é superar a marca de 300 lojas participantes.
“Para os lojistas, o DLI é a oportunidade de fazer uma grande venda no primeiro semestre. A aceitação na reunião foi ótima e muitas lojas estão se cadastrando desde então. Nós temos supermercados, lojas de eletroeletrônicos, posto de gasolina, restaurantes e a expectativa é de termos mais de 300 lojas participando esse ano”, destacou.
O Toda Hora também procurou alguns dos shoppings da capital. À reportagem, o Amazonas Shopping e Shopping Grande Circular informaram que não participarão da ação. Já a assessoria do Manauara Shopping informou que ainda realiza levantamento com as lojas.
Como participar
Empresários interessados em participar do Dia Livre de Impostos devem acessar o site oficial da campanha: dialivredeimpostos.org.br, clicar na opção “Cadastre sua loja”, preencher as informações solicitadas e concluir o registro. Após o cadastro, o estabelecimento já estará oficialmente inserido na campanha.
A relação oficial de todas as lojas e estabelecimentos que irão aderir o DLI em Manaus será divulgada no próximo dia 26 de maio.
Sobre o DLI
O Dia Livre de Impostos é realizado há 18 anos pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). A iniciativa, que ocorre em diversas cidades do Brasil, permite que empresas vendam produtos e serviços sem repassar o valor dos impostos ao consumidor, resultando em descontos que chegam a 70% no valor final do produto.
No ano passado, 50 mil varejistas de todo país participaram do DLI.
O objetivo é chamar atenção para o peso da carga tributária no país e promover a conscientização sobre o sistema tributário nacional. A ação é promovida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) por meio das Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem).