O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), testou positivo para a Covid-19. Em nota divulgada nesta quinta-feira (13), a Secretaria de Comunicação do Governo informou que ele está sem sintomas e permanecerá em isolamento. Ele é o 12º governador do País a contrair o vírus. Em todo o Amazonas, já são mais de 108 mil casos confirmados, até quarta-feira (12).
Por conta do isolamento domiciliar recomendado, segundo a nota, o governador despachará por videoconferência. Nessa quarta-feira (12), o governador cumpriu agenda no interior do Amazonas e chegou a participar de diversos compromissos no município de Novo Aripuanã.
“Seguindo aquele nosso compromisso de total transparência em ações relacionadas ao coronavírus, estou vindo aqui comunicar que recebi o resultado do meu exame e deu positivo para o Covid-19. Estou bem de saúde, mas vou seguir todas as recomendações médicas. A partir de hoje, estou em isolamento, inclusive aqui dentro de casa. Vou ficar despachando com os meus secretários e mantendo algumas reuniões por videoconferência”, disse, em vídeo divulgado nas redes sociais.
No dia 18 de março, o governador já havia feito um teste para saber se tinha contraído a Covid-19. Na ocasião, a decisão foi tomada após Lima ter se encontrado com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre que, na época, tinha testado positivo para a doença.
No dia 29 de junho, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, também testou positivo para a Covid-19. Uma semana depois do diagnóstico, ele e a primeira-dama do município, Elizabeth Valeiko, foram transferidos para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para dar continuidade ao tratamento, e retornaram para a capital amazonense no dia 29 de julho.
Até esta quarta-feira (12), o total de casos confirmados no Estado passava de 108,9 mil e o número de pessoas que morreram com a doença chegou a 3,4 mil. Em Manaus, a pandemia do novo coronavírus levou o sistema público de saúde ao colapso, entre os meses de abril e maio.
Neste mês de junho, o número de mortes na capital amazonense, que ficou 108% acima da média histórica, já se aproxima do que era registrado antes da pandemia. Por conta da queda no número de internações, o número de leitos exclusivos para casos de Covid-19 no Amazonas foram reduzidos pela metade.
O Governo do Amazonas autorizou a reabertura do comércio, de forma gradual, desde o dia 1º de junho. Desde lá, diferentes setores do comércio não essencial tiveram a reabertura autorizada com medidas de proteção contra a Covid-19. Na Educação, o Amazonas foi o primeiro estado a autorizar a reabertura de escolas particulares e escolas da rede pública.
- Santos mira Renato Gaúcho para técnico após rejeição de Luís Castro - 3 de dezembro de 2024
- Santos mira Renato Gaúcho para técninco após rejeição de Luís Castro - 3 de dezembro de 2024
- Com dois gols de Raphinha, Barcelona goleia o Mallorca por 5 a 1 e amplia vantagem na liderança - 3 de dezembro de 2024
Comentários sobre esse post