A Amazônia talvez seja o bioma mais famoso do mundo, entretanto, nem todos os seus tesouros foram descobertos ainda. Um deles é o Parque Estadual Serra do Aracá (AM), localizado no Município de Barcelos(401 km de Manaus) na região de montanhas da Floresta Amazônica, que tem fronteira com a Venezuela.
São quase dois milhões de hectares que guardam a maior cachoeira em queda livre do Brasil, a El Dourado, com 360 metros de altura, e dezenas de espécies endêmicas. Um patrimônio pouco conhecido escondido no coração da Amazônia.
O parque abriga centenas de paisagens naturais deslumbrantes, como rios, lagos, riachos, campos e principalmente a maior cachoeira do Brasil, a Cachoeira do El Dorado, sua enorme queda livre e também a Cachoeira do Aracá, além de uma fauna farta. Porém, infelizmente ele não é protegido, não tendo nenhum tipo de vigilância, fiscalização e infraestrutura, o que o torna extremamente selvagem e um tanto quanto perigoso.
Atrações naturais da região:
- Conhecer a Cachoeira do Aracá, tanto o topo e sua paisagem deslumbrante, como a sua base que oferece uma piscina natural incrível.
- Ir até a extremidade da montanha, lá do alto, para observar a paisagem inesquecível da Amazônia.
- Apreciar as outras imensas cachoeiras do parque, como: da Anta, do Boto, do Desabamento, do Cuieiras e da Surpresa, todas elas possuem mais de 200 metros de queda d’água.
- Aproveitar as praias do rio Negro, que ficam na cidade de Barcelos.
- Conhecer o Abismo Guy Collet, a maior caverna do mundo em termos de profundidade, com 671 metros, que é formada por quartzito. Além de ser a caverna de maior desnível do Brasil.
Como visitar o Parque Estadual Serra do Aracá
As pessoas exploram o parque por meio de trilhas e voadeiras – um tipo de embarcação movido a motor. E como o parque não possui nenhuma infraestrutura, ele não é tão divulgado para visitação. Isso por que, além de precisar estar inserido em um grupo de expedição para poder explorá-lo, as suas trilhas, escaladas e caminhos feitos por rios são de risco, sendo classificado como alto o nível de dificuldade.
Melhor época para visitar?
A temperatura média de Barcelos é entre 25 a 28ºC, o ano todo, porém é entre abril a setembro que os rios estão mais cheios, o que facilita o transporte através das voadeiras, evitando assim um caminho tão grande para fazer a pé.
Como chegar em Barcelos?
Além de embarcações, há também a opção aérea para chegar na cidade, no Aeroporto de Barcelos. Na cidade há diversas opções de translados, táxis e transportes públicos.
- Dorival Júnior anuncia novo capitão da seleção brasileira - 14 de outubro de 2024
- MPF denuncia acusados por crimes ambientais em Boca do Acre - 14 de outubro de 2024
- Boletim: desde junho, Amazonas soma mais de 20,8 mil incêndios - 14 de outubro de 2024
Comentários sobre esse post