Se René Descartes dizia “penso, logo existo”, costumo dizer que “vivo, porque consigo expor o meu pensamento”
Se René Descartes dizia “penso, logo existo”, costumo dizer que “vivo, porque consigo expor o meu pensamento”.
Existir e viver são verbos bem distintos.
Viver é o ato de se relacionar com o mundo por meio da exposição do pensamento. Somos livres para pensar, mas não somos livres para expor o nosso pensamento.
Posso pensar as piores coisas sobre alguém, mas preciso ter muito cuidado na hora de expor esse pensamento, para não ofender a honra alheia.
A boa reputação pode ser destruída em segundos nas redes sociais mediante a exposição de um pensamento.
Por isso, o direito não se preocupa com o pensamento e sim com a exposição do pensamento.
Os exemplos são muitos. Mas citarei um.
Certo jornalista foi condenado a indenizar a Juíza Ludmila Lins Grilo por chamá-la de “jumenta”.
Esse jornalista até poderia pensar que a Juíza seria uma “jumenta” mesmo, mas o problema foi o estrago causado pela exposição desse pensamento.
Esse é o motivo pelo qual acredito que não existe liberdade.
Confesso que desisti de estudar sobre a liberdade.
Como estudar o que não existe?
Já nasci dentro de um emaranhado de regras que nem sei se um dia cheguei a ser livre.
Certa vez cogitei que liberdade seria o mundo sem regras, mas acabei prisioneiro de meus próprios instintos.
Talvez a liberdade não simbolize um mundo sem regras.
Talvez a liberdade …
Talvez ….
*Advogado militante, professor de Direito Constitucional, Penal e Processo Penal. Atua como consultor político e trabalha para diversas empresas no Brasil, entre elas o Sindicato dos Médicos do Amazonas.
Fonte: Governo do Estado do Amazonas em 16/12/2021
Email:
[email protected]
Endereço:
Av. Djalma Batista, 2010 – Parque 10 de Novembro, Manaus – AM, 69050-900
Telefone:
(92) 3643-5080
👁 0 visualizacoes
- Sucuri é encontrada dentro de saco de estopa no bairro Santa Etelvina (288 visualizacoes)
- Temporais previstos para Sul, Sudeste e Centro-Oeste com maiores temperaturas no Norte e Nordeste (205 visualizacoes)
- Acidente aéreo de 1996: queda 24 segundos após decolagem trouxe mudanças na aviação (123 visualizacoes)
- Democratas lideram votos antecipados nos EUA antes da eleição de terça-feira (40 visualizacoes)
- PM é morto com nove tiros dentro de supermercado no bairro Compensa (36 visualizacoes)








