PF inutiliza 302 balsas de garimpo ilegal em operação no Amazonas

A Polícia Federal encerrou neste sábado (2/9) a Operação Draga Zero, com a inutilização de 302 balsas de garimpo que estavam atuando de forma ilegal no Rio Madeira.

Policiais federais, com o apoio do Ibama, percorreram 1500 km no Rio Madeira, passando pelos municípios amazonenses de Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Aripuanã e Manicoré, com o objetivo de combater os crimes de garimpo ilegal cometidos na localidade.

A prática da atividade na região, além de causar danos ao meio ambiente e à saúde pública em virtude da contaminação do rio por mercúrio e cianeto, também interfere na cultura de povos tradicionais, uma vez que áreas indígenas chegaram a ser invadidas pelos criminosos, na região de Manicoré/AM.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi as redes sociais para comentar sobre a operação e parabenizou o trabalho dos agentes da PF e do Ibama.

“Em 12 dias na Amazônia, a Polícia Federal e órgãos parceiros eliminaram mais de TREZENTAS balsas de garimpo ilegal. Estamos defendendo o meio ambiente, o patrimônio público, a soberania nacional e combatendo organizações criminosas. Parabéns às equipes pelo ótimo trabalho”

👁 2 visualizacoes

PUBLICIDADE