A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), inicia, nesta semana, as visitas técnicas de fiscalização e avaliação das ruas e espaços públicos inscritos no edital “Ruas da Copa 2026”. A ação tem como objetivo verificar se as propostas apresentadas atendem aos critérios estabelecidos no chamamento público.
O edital prevê a concessão de apoio estrutural para até 11 propostas de ruas e espaços decorados durante a Copa do Mundo da Fifa 2026, com serviços de palco, sonorização, iluminação, banheiros químicos e telão para exibição pública dos jogos da Seleção Brasileira.
Segundo o diretor-presidente da ManausCult, Márcio Braz, as visitas são uma etapa importante para garantir transparência e valorização das iniciativas comunitárias.
“Estamos acompanhando de perto cada proposta inscrita para entender a dimensão cultural e social que esses espaços representam para as comunidades. As ruas decoradas fazem parte da memória afetiva da população durante a Copa do Mundo e esse edital vem justamente para fortalecer essa tradição popular nos bairros de Manaus”, destacou.
Durante as visitas, a equipe técnica da ManausCult avalia critérios como histórico do evento, participação popular, dimensão do espaço decorado, criatividade das ornamentações e ações sociais e ambientais desenvolvidas pelas comunidades participantes. Os critérios previstos no edital também incluem a comprovação de edições anteriores.
A iniciativa busca fortalecer uma das manifestações populares mais tradicionais da cidade durante os períodos de Copa do Mundo, incentivando a ocupação cultural dos bairros e promovendo integração entre moradores por meio do esporte e da cultura popular.
O resultado final e a homologação do edital “Ruas da Copa 2026” estão previstos para o dia 26 de maio, após a conclusão das visitas técnicas e da análise documental realizada pela comissão avaliadora da ManausCult.
👁 3 visualizacoes
- Jaecoo 5 chega por R$ 154.990 e mira esforços contra Volkswagen, Chevrolet e Hyundai (244 visualizacoes)
- Não votar pode gerar problemas além da multa de R$ 3,51 (74 visualizacoes)
- Confira os 24 deputados estaduais eleitos no Amazonas em 2026 (50 visualizacoes)
- Pesquisa Ipen/G6: Eduardo Braga lidera intenções de voto para o Senado no Amazonas (31 visualizacoes)
- Atlético-MG encerra contrato de patrocinador máster (30 visualizacoes)






