Angel Gabriel Vasques de Castro, de 21 anos, conhecido como “Gordinho”, suspeito de integrar um grupo criminoso responsável por roubos no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus, foi preso em flagrante pela investigadora da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Dilma Maria Fogaça Bitencourt. O vídeo da ação da policial viralizou nas redes sociais nessa quarta-feira (12/02).
Nesta quinta-feira (13/02), a investigadora explicou à imprensa que estava de folga e dirigia seu veículo particular, quando percebeu um assalto em andamento e decidiu intervir. Dilma iniciou uma perseguição aos assaltantes, que durou cerca de 15 minutos.
“Eu estava vindo para a Delegacia Geral, onde trabalho, quando vi um dos assaltantes abaixar o vidro do carro e apontar a arma para a vítima. Naquele momento, pensei que é o meu dever como policial e até mesmo como cidadã fazer essa abordagem”, contou.
Durante a perseguição, três disparos foram feitos contra o veículo dos suspeitos até que, ao chegarem em uma rua sem saída, “Gordinho” foi rendido, enquanto os comparsas conseguiram fugir.
“Quando percebi que eram três assaltantes, temi pela minha vida. Eu estava só, dirigindo, atirando e me maquiando. Esse é um exemplo para as mulheres, de que nós podemos ser divas sem descer salto. A mulher pode fazer isso e não só nós, policiais”, afirmou a investigadora.
O caso foi iniciado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que segue investigando a dupla foragida em parceria com o Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ).
Reconhecimento
A atitude do policial foi elogiada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Amazonas (Sindepol-AM), que destacou “o compromisso com a segurança pública e a honra ao distintivo que carrega”.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, ressaltou que o caso ganhou grande repercussão devido à calma e ao preparo da investigadora. “Ela recebeu uma menção honrosa pelo ato de bravura e é uma referência para a instituição”, afirmou.
O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) propôs à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) uma Moção de Aplauso à investigadora. O deputado classificou a atitude como heroica e disse que a policial agiu com eficiência, eficácia e efetividade, conforme avaliação dele.