Minutos após a confirmação de sua vitória no segundo turno da consulta para a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a professora Tanara Lauschner foi até o hall da Faculdade de Tecnologia (FT) da instituição para encontrar apoiadores e fazer seu primeiro discurso como reitora eleita. Recebida com aplausos por estudantes, docentes e técnicos, ela ressaltou que a expressiva diferença de votos é reflexo de uma escolha clara da comunidade acadêmica.
“Mais de 5% de diferença é algo que mostra que a Universidade Federal não teve dúvida em quem escolher para ser a próxima reitoria”, afirmou Tanara, referindo-se à margem que a separou da chapa adversária, liderada por Marco Antônio de Freitas Mendonça.
Apesar da vitória folgada, considerada boa por ela, Tanara adotou um tom conciliador ao discursar na universidade. “A gente tem um trabalho de unificar todo mundo em torno da nossa universidade. Que não é uma reitoria para os docentes somente, ou para os estudantes”, declarou, reforçando o compromisso com uma gestão participativa e integradora.
A nova reitora agradeceu aos segmentos que mais contribuíram para sua eleição, especialmente os estudantes, que votaram majoritariamente em sua chapa, e reafirmou que seu mandato será voltado para todos os públicos da Ufam.
Tanara Lauschner comandará a Ufam no quadriênio 2025–2029 ao lado do vice-reitor eleito Geone Maia Corrêa. A chapa “Mudança!”, que defendeu modernização administrativa, valorização da pesquisa e políticas de inclusão, foi a preferida da maioria da comunidade acadêmica.