Um adolescente italiano que joga videogame se tornará o primeiro santo millennial da Igreja Católica depois que seu pedido de canonização foi aprovado pelas autoridades eclesiásticas nessa segunda-feira (01º).
Carlo Acutis, que morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos, era conhecido por usar os seus conhecimentos de informática para difundir a consciência da fé católica e ganhou o apelido de “influenciador de Deus”.
Ser reconhecido como santo na Igreja Católica pode levar décadas, mas a causa da Acutis avançou rapidamente, com o adolescente desenvolvendo seguidores devotos em todo o mundo.
Muitas vezes retratado vestindo jeans e tênis, sua história é vista como útil para a Igreja Católica, pois busca se conectar melhor com a geração mais jovem na era digital, e ele se tornou popular entre grupos de jovens católicos.
O processo de santidade da igreja normalmente exige que os candidatos tenham dois milagres atribuídos a eles, com cada suposta ocorrência sobrenatural exigindo um exame aprofundado. Em maio, um segundo milagre atribuído a Acutis foi reconhecido pelo Papa Francisco, decisão que abriu caminho para que ele fosse declarado santo.
Restava apenas uma etapa final, concluída nessa segunda-feira (1), quando o Vaticano anunciou que o papa havia decretado que a canonização prosseguiria depois que os cardeais convocados pelo papa votaram a favor da santidade de Acutis, juntamente com outros 14.
A data da sua canonização ainda não foi definida, embora seja provável que ocorra em algum momento durante as celebrações do ano jubilar da Igreja Católica em 2025.
- Polícia procura homem acusado de abusar sexualmente de cachorro no AM - 24 de janeiro de 2025
- Deputado propõe leis rigorosas contra discriminação de portadores de TEA - 24 de janeiro de 2025
- São Paulo estreia quarteto no ataque e conquista primeira vitória no Paulistão - 23 de janeiro de 2025