Os moradores do tradicional Bairro de Nazaré, já comemoram a construção da Unidade Básica de Saúde. Uma obra de suma importância para o povo da localidade, que está sendo construída na Travessa Dorval Porto, para facilitar o acesso a saúde. A Prefeitura de Barcelos vai fazer uma justa homenagem, batizando a nova UBS como o nome de “Unidade Básica de Saúde MARIA LÚCIA RODRIGUES BAHIA”.
Trata-se de uma homenagem póstuma, dedicada a uma cidadã que deixou sua marca na luta pelo bem estar e saúde do seu bairro, uma antiga moradora, que muito contribuiu com Barcelos com seus conhecimentos de “benzedeira”, levando acalento e cura aos que a procuravam.
Já dizia um poeta anônimo: “O benzer é muito mais que o místico e a fé; é um ramo de arruda atrás da orelha para o mau olhado não chegar; é um maço de alecrim para os maus espíritos espantar. Em cada encontro, o cheiro de erva fresca toma conta do ar. É a benzedeira que chega; que reza e que canta para dos males purificar. Aos que creem, é solução; aos que benzem, é troca, doação; aos que buscam, é esperança: de cura, de alento”.
A HOMENAGEADA
Maria Lúcia Rodrigues Bahia, nasceu no dia 16/05/1922 em Barcelos, no bairro de Nazaré, filha de José Lourenço Rodrigues e Maria Damiana Rodrigues. Casou-se com Sandoval Ribeiro Lopes, desse casamento, nasceram; Elza e Norminda ( Nurú). Após dois anos de casamento ficou viúva, casou-se novamente com o Sr. Manoel Gonçalves Bahia, em que teve os filhos; Antenor, Luiz Gonzaga, Damiana, Cecília e Nazaré.
Ficando viúva mais uma vez, teve que trabalhar na roça na Missão Salesiana com os padres e as freiras, no Hospital que funcionava na Missão, trabalhou como lavadeira. Com esses trabalhos, criou todos os seus filhos.
Dona Lúcia foi uma mulher de muita fé, não perdia uma missa na Igreja Matriz aos domingos, tinha o dom da “reza” em crianças e adultos, fazia remédios caseiros para vários tipos de doenças. Era muito procurada por moradores de toda a cidade com diversas enfermidades. Foi a uma mulher guerreira que sempre lutou sozinha para criar seus filhos e ainda dois netos, Norma e Humberto, esses filhos da sua filha Elza.
Dona Lúcia sempre morou no Bairro do Nazaré, onde nasceu, se criou, criou seus filhos e netos e veio a falecer aos 78 anos no dia 05/08/2001.
CONFIRA AS FOTOS
- Dólar fecha a semana a R$5,91 com declarações de Trump - 25 de janeiro de 2025
- Clássico entre Coritiba e Athletico-PR tem atos de racismo contra Léo Pelé e pancadaria dentro e fora de campo - 25 de janeiro de 2025
- Santos é derrotado pelo Velo Clube pela 1ª vez na história e pode fechar rodada fora da zona de classificação - 25 de janeiro de 2025
Comentários sobre esse post