Após receber denúncia sigilosa, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) abriu uma apuração para descobrir se a prefeitura de Manaus tem concluído o ciclo de coleta e reciclagem de lâmpadas e vasilhames de vidro.
De acordo com a denúncia, mesmo que os objetos tenham sido descartados separadamente e coletados, o ciclo completo de reciclagem não está ocorrendo.
Na última sexta-feira (11), o MPAM publicou em diário oficial a instauração de uma notícia de fato, na qual solicita esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).
A requisição pede que a Semulsp informe como a está fazendo a coleta seletiva dos vasilhames de vidro e das lâmpadas e qual a destinação dos mesmos. O MPAM também pediu o detalhamento da área de cobertura da coleta seletiva e a proporção em relação a coleta domiciliar de resíduos em geral.
Consultada pela Rádio Rio Mar, a Prefeitura de Manaus não se pronunciou até o momento.
A reportagem apurou que, até a chegada da pandemia de Covid-19 a Manaus, em março de 2020, a prefeitura mantinha 13 rotas fixas de coleta seletiva residencial, de porta a porta. Porém, o serviço foi suspenso e está inativo desde então.
Conforme lista disponível no site da Semulsp, Manaus dispõe, atualmente, de 25 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) nos principais supermercados da capital.
CONFIRA A LISTA DE PONTOS AQUI
Um levantamento da própria Semulsp mostra que menos de 3% dos resíduos sólidos coletados em Manaus são reciclados.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Bruno Elander
- Juiz manda empresa oferecer ingresso gratuito na internet para show do ‘Guns’ - 17 de agosto de 2022
- Vítimas de incêndio em casa lotérica no Centro de Manaus continuam em estado grave - 17 de agosto de 2022
- Parceria entre Bemol e Instituto Four promovem Programa de Auto-Liderança para jovens no Amazonas - 17 de agosto de 2022