Um homem, não identificado, morreu em confronto com policiais militares após ele e outros suspeitos terem invadido a casa do PM Wesley Viana, 25, no bairro Puraquequara, na Zona Leste de Manaus, na manhã desta quinta-feira (27/02). Outros quatros suspeitos fugiram o local. O policial estava com a filha de 6 anos quando o grupo, formado por pelo menos cinco homens armados, invadiu a casa.
De acordo com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), o Wesley estava em casa com a filha, por volta das 6h, quando percebeu que o grupo tentava pular o muro e forçar o portão da residência. O policial escondeu a criança e acionou uma equipe da 28ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
Com a chegada da equipe, houve troca de tiros entre os agentes e os criminosos. Segundo o capitão Carvalló, comandante da 28ª Cicom, um dos suspeitos foi baleado e levado ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38 com duas munições deflagradas.
“Por volta das 6h30, indivíduos armados invadiram a casa. O policial entrou em contato conosco e deslocamos várias viaturas para dar apoio. Durante o cerco, houve uma nova troca de tiros com o policial em serviço”, explicou o capitão.
Motivação
As investigações preliminares apontam que o ataque estaria relacionado à descoberta de que Wesley havia sido aprovado no concurso público da PMAM, realizado em 2022, e já atuava como soldado no Batalhão Leste. Desde então, ele estaria sendo ameaçado por criminosos da região.
“O policial foi ameaçado por traficantes da área após ser visto com o uniforme da corporação. Infelizmente, é uma situação que demonstra como o crime tenta intimidar quem está na linha de frente pela segurança da população”, afirmou o capitão da 28ª Cicom.
O caso foi registrado na 14ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), que dará continuidade às investigações para identificar os outros suspeitos, que fugiram por uma área de mata e igarapés próximos à casa do policial.