Avalie o post
Visuliazação: 0

O Governo do Amazonas montou uma estrutura para garantir a realização do desfile das escolas de samba deste sábado (1º/03), no Sambódromo, com segurança, conforto e acesso a serviços essenciais. A operação especial envolveu policiamento reforçado, atendimento médico e ações de cidadania para os foliões.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, a estrutura montada pelo Governo do Estado possibilitou melhor experiência possível aos foliões durante todo o desfile.

“O governo se preocupou para que tivéssemos um carnaval seguro e com responsabilidade e é isso que nós estamos tendo aqui, os desfiles de forma apoteótica, com todo aparato ao redor trabalhando”, disse o secretário.

Para garantir um evento tranquilo, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) mobilizou um efetivo da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) com patrulhamento dentro e fora do Sambódromo. No total, 3,5 mil policiais atuaram para garantir a segurança dos eventos carnavalescos e das três noites de desfiles no Sambódromo. O Corpo de Bombeiros também esteve presente para atender possíveis ocorrências.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) disponibilizou uma Delegacia Móvel (Demov), que ficou estacionada em frente à Delegacia Geral (DG), na avenida Pedro Teixeira, para registro de ocorrências.

Durante todo o evento, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) disponibilizou equipes médicas para atendimento de emergências, com ambulâncias posicionadas. Profissionais de saúde estiveram de prontidão para prestar assistência aos foliões que precisassem de atendimento imediato.

Governo do Amazonas garante segurança, saúde e cidadania durante desfile das escolas de samba em Manaus
secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André

O público presente no Sambódromo elogiou a organização e os serviços oferecidos. O técnico em refrigeração, Rubens Sampaio, destacou a sensação de segurança e a importância dos atendimentos. “Estou achando uma estrutura maravilhosa, uma brincadeira saudável, sem nenhuma ocorrência, muitas famílias aqui reunidas. A assistência da saúde, corpo de bombeiro, polícia fazendo as rondas, está ótimo o carnaval”, disse Rubens.

A dona de casa, Bruna Torres, veio prestigiar a escola de samba Unidos do Alvorada. De acordo com a foliã, a segurança foi o principal ponto positivo do evento. “A estrutura está maravilhosa, segurança nota mil, policiamento, tudo monitorado. Podemos estar com celular na mão, registrar tudo, com segurança” comentou Bruna.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), também atuou durante o evento com a Operação Lei Seca, que deve seguir até o dia 5 de março (quarta-feira de Cinzas). Localizada em pontos estratégicos ao longo de todo o período carnavalesco, a operação conta com mais de 90 agentes de trânsito. Além disso, o órgão realizou ações educativas e de conscientização.

Além disso, foram distribuídos gratuitamente preservativos e materiais informativos sobre prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), reforçando a importância dos cuidados com a saúde durante a folia.

Cidadania

Durante o evento, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ofereceu serviço de recolhimento de documentos perdidos em eventos no período carnavalesco, realizado pelos próprios servidores da secretaria. A retirada poderá ser feita no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Parque Dez, situado na avenida Tancredo Neves, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Além disso, o sambódromo contou com espaço acessível para Pessoas com Deficiência, através de uma estrutura com 4 metros por 10 metros, com banheiros adaptados, proteção para chuva, guias para deficientes visuais, intérpretes de Libras e auxílio de equipes da Sejusc.

Visuliazação: 0
PUBLICIDADE