Um servidor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na cidade de Manaus, identificado como Marcelo Costa Mota, de 46 anos, será investigado pela autarquia após a publicação de uma foto fazendo saudação nazista e segurando uma bandeira do Império Alemão.
Marcelo ingressou no serviço público em 2008, através de concurso público. Ele está lotado no Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Ocidental, em Manaus, é técnico efetivo e possui remuneração mensal de R$ 12 mil.
Após a repercussão da foto, o servidor se pronunciou nas redes sociais afirmando que era apenas uma “brincadeira”, mas apagou a postagem pouco tempo depois.
Em nota, a Embrapa informou que “abriu processo administrativo, que está em trâmite na Corregedoria da instituição, órgão interno responsável pela apuração, e na Comissão de Ética. Também houve encaminhamento de informações aos órgãos externos de investigação competentes”.
A Embrapa disse ter “compromisso inegociável com os princípios democráticos, a diversidade e o respeito aos direitos humanos” e que “repudia veementemente qualquer manifestação que faça alusão a ideologias extremistas, discriminatórias ou que afrontem os valores éticos e legais da sociedade brasileira”.
O órgão afirmou que o caso “está sendo apurado com rigor e todas as medidas cabíveis serão adotadas”. Em nota, a entidade completou: “A Embrapa preza por um ambiente de trabalho pautado pelo respeito mútuo e pela ética, exigindo de seus empregados uma conduta compatível com esses valores. Qualquer comportamento que viole esses princípios será tratado com o devido rigor, garantindo a aplicação das medidas cabíveis”.