O deputado estadual Rozenha (PMB) protocolou na última terça-feira (7) um requerimento solicitando ao Governo do Amazonas medidas para auxiliar os amazonenses afetados pela cheia histórica no Rio Grande do Sul. Nesta quinta (9), o parlamentar informou que já há tratativas para a realização do resgate.
“Ontem conversando com o secretário da Casa Civil, Flávio Anthony, percebi uma imensa sensibilidade por parte do governo, do governador Wilson Lima, para a gente elaborar um plano efetivo e ajudar essas pessoas a retornarem para as suas famílias aqui no Amazonas, até que essa tragédia se amenize”, disse Rozenha.
A deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos), que presidiu a sessão, informou que ainda nesta quinta o Governo do Amazonas deve anunciar algumas medidas para ajudar na situação.
Água potável
Na manhã desta quinta-feira, o governo do estado enviou 30 mil copos de água tratada para o estado do Rio Grande do Sul. A ajuda humanitária foi encaminhada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com previsão de que sejam enviados mais 70 mil copos no decorrer das próximas semanas.
Foram disponibilizados 15 profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, veterinários e dois especialistas em grandes desastres naturais da Defesa Civil. Os profissionais estão à disposição para serem enviados ao estado a qualquer momento, conforme solicitação do governo gaúcho.
Último boletim
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, nesta quinta-feira (9), mais duas mortes em consequência das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o último dia 26. Com isso, sobe para 107 o total de óbitos confirmados. Uma morte continua em investigação.
Segundo o boletim mais recente do órgão estadual, divulgado às 9h de hoje, pelo menos 136 pessoas estão desaparecidas no desastre climático, já que afetou 1,47 milhão de pessoas, nos 425 municípios atingidos.
Os dados contabilizam ainda 164.583 pessoas desalojadas, que tiveram de, em algum momento, buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Outras 67.542 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, sem ter para onde ir, e precisaram se refugiar em abrigos públicos municipais.
👁 3 visualizacoes
- Jaecoo 5 chega por R$ 154.990 e mira esforços contra Volkswagen, Chevrolet e Hyundai (120 visualizacoes)
- Não votar pode gerar problemas além da multa de R$ 3,51 (68 visualizacoes)
- Pesquisa Ipen/G6: Eduardo Braga lidera intenções de voto para o Senado no Amazonas (26 visualizacoes)
- Festival de Itapiranga reúne 4 mil visitantes e resgata bois-bumbás após 19 anos (23 visualizacoes)
- Vanda Witoto denuncia racismo e violência política na reta final da campanha (19 visualizacoes)



