A Câmara Municipal de Manaus (CMM) iniciou, na manhã desta segunda-feira (10/02), os trabalhos da 19° Legislatura (2025-2028). A sessão de abertura foi marcada pela leitura da mensagem anual do prefeito David Almeida (Avante), que fez um balanço das ações do primeiro mandato (2021-2024) e os projetos prioritários para o ano de 2025.
A solenidade aconteceu no plenário Adriano Jorge da CMM, localizada no bairro São Raimundo, zona Oeste. O rito da leitura da mensagem está determinado no artigo 122 do Regimento Interno, que estabelece que o prefeito deve comparecer à Casa Legislativa para expor a situação do município, além de apresentar sua Mensagem e Plano de Metas.
No discurso, David Almeida enfatizou avanços nas áreas de educação, saúde e segurança pública, citando a realização do concurso público da Guarda Municipal em 2024 e ampliação e reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Representantes da Alemanha vieram aqui ano passado para ver o nosso modelo de saúde básica e de levarmos essas estruturas para os ribeirinhos. Várias capitais brasileiras tem vindo mensalmente à nossa secretaria de saúde para receber as informações de como nós conseguimos essas mudanças”, disse.
Para as ações do segundo mandato, o prefeito anunciou a realização de um novo concurso da Guarda Municipal, construção de novos viadutos e alargamentos das avenidas do Turismo, André Araújo e Paraíba.
Administração
O prefeito anunciou que fará uma reforma administrativa com a criação e fusão de secretarias, como de Esportes e expansão na área de Comunicação. Algumas pastas, assim como o gabinete do prefeito, devem ser reconduzidos para o Centro Histórico da capital.
“O gabinete do prefeito, do vice-prefeito, a Semef, a Semcom, a procuradoria e outros órgãos da administração vão se mudar para o centro. Vamos dar vida ao centro da cidade, porque nós vamos cercar o centro com segurança, reconhecimento facial, a presença dos nossos guardas municipais”, revelou.
Ainda no setor administrativo, David Almeida disse que será implementado o registro de ponto eletrônico dos servidores.
Cobranças ao Estado
O prefeito também citou a atuação do Governo Estadual, indicando que é necessário haver mais investimentos em políticas públicas para capital.
“Essa cidade estado precisa de maiores investimentos porque quase todos os recursos arrecadados pelo próprio estado, mais de 80%, estão dentro da cidade de Manaus então, nós temos que cobrar sim o governo do estado para que ele invista mais na cidade. […] Esses recursos precisam ser aplicados em Manaus, então, eu quero cobrar isso. Mais políticas públicas do governo voltadas para a melhoria da vida das pessoas, dentro da cidade de Manaus, que é uma cidade-estado”, disse David Almeida.