As chapas concorrentes à reitoria e vice-reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para o quadriênio 2025-2029 realizarão, nesta quinta-feira (30/01), um manifesto em defesa de eleições seguras na instituição. O evento acontecerá às 8h30 no auditório Dr. Zerbini, localizado na Faculdade de Medicina da Ufam, na rua Afonso Pena, bairro Centro. A eleição será realizada no dia 21 de março.
O objetivo do ato é reforçar a necessidade de garantir um processo eleitoral transparente e confiável, com votação presencial e uso de urnas eletrônicas. Os candidatos argumentam que o sistema de votação eletrônica online, proposto pela comissão eleitoral responsável pelo pleito, não oferece segurança suficiente para impedir que um eleitor vote por outro, comprometendo a integridade do processo.
A manifestação reunirá membros da comunidade acadêmica, candidatos e apoiadores, que defenderão a adoção de um modelo de votação que assegure a lisura e legitimidade do resultado.
Eleitores
Conforme o edital das candidaturas das chapas, estarão aptos a votar no pleito:
– Docentes ativos admitidos até 15 de fevereiro e docentes aposentados da universidade;
– Técnicos administrativos em educação ativos/as admitidos/as até 15/02/2025 e Técnicos/as-administrativos/as em educação aposentados/as da UFAM;
– Discentes de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu da UFAM, regularmente matriculados/as até 15/02/2025.