O Amazonas vai sediar a premiação pelo destaque em alcançar ações voltadas à propagação do conceito Lixo Zero
Manaus – A capital amazonense vai sediar pela primeira vez, nesta sexta-feira (17), a entrega do prêmio Lixo Zero Brasil, pelo destaque em alcançar ações voltadas à propagação do conceito Lixo Zero que está se difundido no Brasil e também já começa a ser implementado em Manaus. “Estabelecer metas para que as pessoas mudem o comportamento de forma a se inspirar na natureza, onde tudo que é descartado por um, é utilizado pelo outro”, é desta forma que o conceito é explicado pelo presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.
O presidente do Instituto explica que um brasileiro adulto produz em média 40mil quilos de resíduos durante toda a vida. Existem três tipos de resíduos. Os resíduos orgânicos, que são comida, cascas e tudo que pode voltar para a natureza. Os resíduos sólidos que são os recicláveis como plástico, vidro e tudo o que pode voltar a ser usado pela indústria. Por último os resíduos chamados rejeitos, que não podem ser reaproveitados e devem ir para o aterro.
“Porém se você misturar os três resíduos juntos e jogar fora, você tira a viabilidade técnica e a viabilidade econômica de aproveitamento, transformando tudo aquilo que é resíduo em lixo. Então quando eu falo que pregamos pelo Lixo Zero, a gente quer que as pessoas encaminhem cada resíduo para a destinação correta. Se a gente fizer isso, a gente não vai ter lixo, vamos ter o Lixo Zero”, afirma Rodrigo Sabatini.
Foi a partir da percepção de que faltavam projetos para destinação e tratamento correto de resíduos no Amazonas que o biólogo Daniel Santos, embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil em Manaus, decidiu trazer a iniciativa para Manaus. O biólogo começou a procurar iniciativas locais para conseguir unificar o conceito Lixo Zero em Manaus. A sede do instituto local criou um site/aplicativo de nome Manaus Lixo Zero onde então mapeados os pontos de entrega de recicláveis pela cidade.
“Cadastramos todas as associações onde as pessoas podem entregar materiais recicláveis. Tem gente que faz a separação dos resíduos em casa, mas não sabe para onde encaminhar. Deixam tudo na frente de casa como se fosse lixo e esse material acaba indo direto para os aterros. Dessa forma dá mais sobrevida ao aterro”, disse.
Prêmio Lixo Zero Brasil
A premiação Lixo Zero Brasil será transmitida pelo Youtube no canal Instituto Lixo Zero Brasil, começa às 18h, no Centro Cultural Povos da Amazônia, localizado na avenida Silves, nº 2222, Distrito Industrial I, bairro Crespo.
Fonte: Governo do Estado do Amazonas em 12/12/2021
Email:
[email protected]
Endereço:
Av. Djalma Batista, 2010 – Parque 10 de Novembro, Manaus – AM, 69050-900
Telefone:
(92) 3643-5080
- Lewis Hamilton se despede da Mercedes e se prepara para nova era na Ferrari - 5 de dezembro de 2024
- Deyverson e Scarpa refletem sobre derrota do Atlético-MG e demissão de Milito - 5 de dezembro de 2024
- Fifa sorteia grupos de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras no Mundial de Clubes - 5 de dezembro de 2024
Comentários sobre esse post