O Aeroclube do Amazonas, localizado no bairro Flores, teve suas atividades de pousos e decolagens interrompidas temporariamente nesta terça-feira (24/03). A decisão, confirmada pela Infraero, ocorreu após uma aeronave anfíbia sair da pista durante uma tentativa de decolagem, acendendo um alerta de segurança apenas quatro dias após um acidente fatal no mesmo aeródromo.
Para garantir a precisão dos trabalhos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a Infraero emitiu uma Notam (Notificação aos Aeronavegantes) paralisando as operações.
“A medida visa garantir a segurança das operações e permitir que os trabalhos de investigação sejam realizados com precisão”, afirmou a Infraero, que também acionou o Plano de Emergência com equipes de segurança e atendimento.
Aeronave anfíbia da pista
Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMAM), um Cessna 216 da entidade Missão do Céu, derrapou na pista e acabou parando em uma área de mata, na tarde dessa terça-fera (24/03),
“Devido à chuva que atingia a capital, a aeronave que tinha como destino o município de Manicoré, derrapou e saiu da pista em razão da pista molhada”, informou a corporação, ressaltando que, apesar do susto e do vazamento de combustível, não houve incêndio ou feridos graves.
O piloto e o passageiro conseguiram sair por conta própria e não precisaram de atendimento médico. Em nota, a organização Missão do Céu reforçou que houve apenas danos materiais e que está “plenamente à disposição para os esclarecimentos necessários às autoridades”.
Luto e insegurança
O novo incidente ocorre em um momento de luto para a comunidade aeronáutica amazonense. No último sábado (21/03), a queda de aeronave de instrução resultou em duas mortes:
- Fernando Lúcio Moreira dos Santos Filho: Instrutor, diretor do Aeroclube e pai há apenas cinco meses; morreu no local.
- Ulisses Oliveira de Souza: Aluno-piloto e empresário; foi socorrido com traumatismo craniano, mas morreu no Hospital João Lúcio.
A suspensão impacta diretamente a formação de novos pilotos e serviços de taxi aéreo na capital. As circunstâncias de ambos os casos seguem sob investigação rigorosa das autoridades aeronáuticas.
👁 1 visualizacoes
- Mulher trans é presa suspeita de canibalismo e estupro contra idoso em Manaus (26 visualizacoes)
- Os 7 filmes e séries mais assistidos hoje no streaming | 22 de setembro de 2026 (18 visualizacoes)
- Caso Farm: empresa pode usar projeto feito por candidato em processo seletivo? Veja o que dizem especialistas (15 visualizacoes)
- Os 7 filmes e séries mais assistidos hoje no streaming | 27 de setembro de 2026 (15 visualizacoes)
- PF realiza ‘Operação Combustão’ e bloqueia R$ 17 milhões no Amazonas (14 visualizacoes)





.jpg?w=1068&resize=1068,0&ssl=1)


