O ator indígena Fidelis Baniwa vai disputar o cargo de prefeito do município amazonense de Santa Isabel do Rio Negro (a 632 quilômetros de Manaus) nas eleições de novembro. O lançamento oficial da pré-candidatura dele, pelo PSOL, será realizado nesta quarta-feira, 19, durante uma live no Facebook.
O PSOL diz que a região do Alto Rio Negro, onde está localizado o município de Santa Isabel, tem uma população majoritária indígena, mas essa representatividade não se reflete nos espaços de tomada de decisão.
“Nesse sentido, a pré-candidatura de Fidelis Baniwa busca construir aberturas para se refletir uma cidade a partir de uma perspectiva indígena, negra, feminina, feminista, LGBTQI, mobilidade, acesso aos direitos básicos, juntamente com pessoas que representam estas pautas”, informa a direção do partido no município.
“Eleger um prefeito indígena será um marco histórico para Santa Isabel do Rio Negro. Até agora, desde que se tornou a escolha livre para eleger os prefeitos da cidade com a Constituição Federal de 88, a população nunca elegeu um prefeito indígena”, disse Fidelis Baniwa.
Fidelis ficou conhecido nacionalmente pela atuação na minissérie da Rede Globo Med Maria, em 2005, quando interpretou o personagem Joe Caripuna. Ele também desenvolveu trabalhos no teatro, no cinema e na música.
- Homem é encontrado esfaqueado e morto no interior do Amazonas - 6 de dezembro de 2024
- Cantor e compositor Paulo Onça segue internado em estado grave - 6 de dezembro de 2024
- CMM rejeita emenda e votação do aumento salarial dos vereadores - 6 de dezembro de 2024
Comentários sobre esse post