Um tuxaua da comunidade indígena Terra Preta foi preso pela Polícia Federal (PF) por suspeita de estuprar e engravidar uma criança de 11 anos. A prisão ocorreu nesta terça-feira (5), na região Vila Novo Céu, em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).
De acordo com a PF, além da menina de 11 anos, outras duas adolescentes, de 12 e 16 anos, também foram vítimas do homem. Um sobrinho do líder indígenas também foi preso por suspeita de cometer os abusos contra a vítima de 11 anos
“Um dos suspeitos tem papel de liderança na aldeia (tuxaua) e estaria utilizando da sua condição para constranger e ameaçar testemunhas do suposto crime. Ele teria o poder de dificultar ou mesmo impedir outros indígenas da aldeia a ter acesso a benefícios sociais como bolsa família e salário maternidade”, informou a PF em nota.
Além dos dois mandados de prisão preventiva, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão.
Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de estupro de vulnerável, abuso de poder, coação de vítimas e cerceamento de direito básicos de indígenas de sua mesma comunidade.
Denúncia
O crime foi denunciado pela genitora da vítima, que descobriu que a filha estava grávida quando a menina passou mal ao sentir dores no estômago e foi levada ao hospital, em Manaus.
A menina revelou para a mãe que foi estuprada pelo tuxaua e pelo sobrinho dele. A mulher chegou a receber ameaças de que seria expulsa da comunidade se denunciasse os homens.
👁 0 visualizacoes
- Jaecoo 5 chega por R$ 154.990 e mira esforços contra Volkswagen, Chevrolet e Hyundai (245 visualizacoes)
- Não votar pode gerar problemas além da multa de R$ 3,51 (74 visualizacoes)
- Confira os 24 deputados estaduais eleitos no Amazonas em 2026 (51 visualizacoes)
- Pesquisa Ipen/G6: Eduardo Braga lidera intenções de voto para o Senado no Amazonas (31 visualizacoes)
- Atlético-MG encerra contrato de patrocinador máster (30 visualizacoes)









