A Fundação Nacional do Índio (Funai) restringiu o acesso à terra indígena Jacareúba-Katawixi, que tem indícios da presença de indígenas isolados, em Canutama e Lábrea (a 614 e 854 quilômetros de Manaus, respectivamente).
A decisão consta na portaria nº 626, de 7 de março, assinada pela presidente da Funai, Joenia Wapichana, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) na edição desta sexta-feira (10/3).
De acordo com os considerandos da portaria, a medida tem o objetivo de proteger os povos indígenas isolados que vivem na localidade, que tem a área de 647.386 hectares e perímetro aproximado de 595 quilômetros.
A terra indígena Jacareúba-Katawixi fica no Sul do Amazonas, região que concentra focos de desmatamento e incêndios da floresta amazônica.
Somente as Forças Armadas e policiais poderão ingressar, se locomover e permanecer na área, desde que acompanhados por funcionários da Funai.
👁 0 visualizacoes
- Fábio Faria, marido de Patrícia Abravanel, é citado em mensagens sobre festa de banqueiro preso (105 visualizacoes)
- Jeep Compass 2027 ganha versões híbridas, mas ainda custa e consome mais que rivais chineses (99 visualizacoes)
- Tesla apresenta Roadster que “voa” com tecnologia de foguetes da SpaceX (42 visualizacoes)
- Vila Nova, Juventude e Grêmio Novorizontino aparecem com chances de subir para a Série A (41 visualizacoes)
- O Boticário lança “Cuide-se Bem Acerola e Vai” e conecta o autocuidado ao universo do sport care (38 visualizacoes)






