Estamos há sete meses das eleições para Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais. A votação será realizada dia dois de outubro e diferente do que parece, as campanhas eleitorais já estão acontecendo nas entrelinhas, há casos em que candidatos estão desde o ano passado promovendo ações em preparação para a disputa.
Há 7 anos foi implantado no Estado do Amazonas o Comitê Amazonense de Combate à Corrupção e Caixa Dois Eleitoral. A iniciativa foi do então Arcebispo Emérito de Manaus, Dom Sergio Castriani. A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/AM, os Conselhos Regionais Profissionais de Administração, de Contabilidade, de Economia, Sindicato dos Jornalistas no Amazonas/Fenaj e Arquidiocese de Manaus, integram o comitê.
O comitê objetiva melhorar a qualidade da política e conscientizar os seus eleitores para o voto ético, combater a corrupção e propor políticas públicas aos governantes. É um instrumento de controle social da administração pública.
Segundo o cientista político, advogado e integrante do comitê, Carlos Santiago, é necessário atenção para a realização de um voto justo e consciente. Ele destaca algumas observações que o eleitor deve fazer junto ao candidato.
Para o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Manaus e integrante do comitê, Padre Geraldo Bendahan, o Brasil vem enfrentando um enfraquecimento da democracia e o voto é uma das maneiras de exercer uma atitude cristã.
A igreja comtempla a dimensão de ser presença de caridade e contribui para a democracia exercendo os seus direitos, destaca o pároco da Igreja de São Sebastião e integrante do comitê, Frei Paulo Xavier.
Ouça a matéria completa:
Rafaella Moura – Rádio Rio Mar
Imagem: Divulgação
👁 1 visualizacoes
- Jeep Compass 2027 ganha versões híbridas, mas ainda custa e consome mais que rivais chineses (96 visualizacoes)
- Fábio Faria, marido de Patrícia Abravanel, é citado em mensagens sobre festa de banqueiro preso (71 visualizacoes)
- Tesla apresenta Roadster que “voa” com tecnologia de foguetes da SpaceX (41 visualizacoes)
- Vila Nova, Juventude e Grêmio Novorizontino aparecem com chances de subir para a Série A (41 visualizacoes)
- O Boticário lança “Cuide-se Bem Acerola e Vai” e conecta o autocuidado ao universo do sport care (37 visualizacoes)








