O primeiro debate presidencial do segundo turno das Eleições 2026 ocorreu neste domingo (18) colocando frente a frente o candidato a reeleição presidente Lula (PT) e o senador e Flávio Bolsonaro (PL), nos estúdios do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em São Paulo.

No debate, mediado pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, os dois candidatos trocaram acusações e perderam tempo sem apresentar propostas. Por diversas vezes, o tema poderia ser melhor aproveitando, mas deram lugar a perguntas sem respostas.

Enquanto o candidato do PL focou em perguntas sobre a lobista Roberta Luchsinger, o petista questionou diversas vezes sobre o patrocínio de Daniel Vorcaro, do Banco Master, ao filme Dark Horse — que conta a história do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula e Flávio Bolsonaro trocaram acusações envolvendo Roberta Luchsinger e o Careca do INSS. O enfrentamento começou quando Flávio perguntou a Lula se ele conhece a lobista Roberta Luchsinger. O candidato à reeleição insistiu no questionamento anterior sobre a posição de Flávio contrária a um projeto que amplia licença-maternidade.

“Você não respondeu a pergunta. Você… O que que você tem em garantir que as mulheres tenham apenas mais dois meses para cuidar de uma criança? Por que que você votou contra?”, questionou Lula.

Já o candidato do PL reforçou o tema de Luchsinger, mencionando a entrevista que ela deu à CNN na noite desse sábado (17). “Lula, Roberta Luchsinger, ela fez acusações muito graves contra você ontem. Eu sei que você não deve ter dormido bem, né, porque ela também falou de muito mais coisas e você dizendo que não a conhecia. Te dou a oportunidade agora de corrigir a sua resposta: você conhece Roberta Luchsinger?”, perguntou Flávio.

Lula não respondeu se conhece ou não a lobista, amiga ou ex-amiga de seu filho Lulinha. “A Roberta é uma questão da Polícia Federal. É a Polícia Federal que vai cuidar. E quando a Polícia Federal fizer a investigação, você vai saber quem é que é a Roberta”, desconversou Lula.

Lula questionou Flávio sobre ter pedido R$ 134 milhões ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro para supostamente bancar a produção de Dark Horse, filme sobre a vida de Jair Bolsonaro. “O que você fez com esse dinheiro? É só explicar. Onde você colocou esse dinheiro?”.

Flávio respondeu com outra pergunta. Quis saber onde foram parar os R$ 30 milhões destinados por Daniel Vorcaro para o filme de Lula, segundo reportagem da Revista Veja. A matéria revela que o dinheiro teria sido recebido via Instituto Lula.

O candidato do PL declarou que o dinheiro foi para o filme, disse que a produção será “maravilhosa” e provocou o adversário: “Eu vou te dar uma cortesia para você assistir o filme do Bolsonaro, para você ver como é que uma pessoa é amada, por que que a pessoa é chamada de ‘mito’”.

Segurança Pública

A criminalidade e o combate ao crime organizado estiveram entre os temas mais debatidos na noite deste domingo. Lula defendeu a atuação conjunta da União, dos estados e das prefeituras para enfrentar o crime organizado.

“Se o Senado votar a PEC da Segurança, eu criarei imediatamente o Ministério da Segurança Pública para que a gente possa intervir nos estados. Para que a gente possa intervir numa combinação com estado, prefeituras e União, para que a gente possa libertar os territórios para a comunidade viver, e poder enfrentar o crime organizado, enfrentar os milicianos, enfrentar todo e qualquer tipo de bandidagem”, declarou.

Lula também citou a Lei Antifacção, que, segundo ele, aumentou o tempo de prisão para integrantes de facções criminosas. O presidente afirmou que o combate ao crime organizado deve alcançar tanto quem atua diretamente nos territórios quanto pessoas com maior poder aquisitivo.

Já Flávio disse que, se eleito, vai declarar “guerra ao narcoterrorismo” e acusou Lula de “passar a cabeça na mão de bandido”. O senador ainda prometeu “leis mais duras” contra “marginais”.

“No governo do Flávio Bolsonaro não vai ter ninguém passando a mão na cabeça de bandido como tem no atual governo, que faz uma política de desencarceramento, que coloca nas ruas marginais perigosos alegando que não tem vagas no sistema penitenciário”, afirmou.

No embate direto, Flávio afirmou que Lula tem maioria de votos entre presidiários.  “Eu quero que votem 100% dos presidiários, inclusive [Jair] Bolsonaro, vote em mim, Bolsonaro! Você conhece o teu filho, você sabe que eu sou melhor do que ele”, disse Lula durante o debate promovido pela TV Band.

O post Debate Lula x Flávio: sobram acusações e faltam propostas apareceu primeiro em Portal Você Online.

👁 0 visualizacoes

PUBLICIDADE