O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (30), que a meta fiscal está “mantida”, apesar da declaração do presidente Lula, que afirmou na semana passada “dificilmente” o governo vai conseguir alcançar a meta de zerar o déficit fiscal em 2024. “Se o Brasil tiver déficit de 0,5%, de 0,25%, o que é? Nada”, disse o petista na última sexta-feira.
“Meu papel é buscar o equilíbrio fiscal porque acredito que o Brasil precisa voltar a olhar para as contas públicas. Eu vou buscar equilíbrio fiscal de todas as formas justas e necessárias. A minha meta está mantida”, afirmou durante coletiva hoje a jornalistas, em Brasília.
O “déficit zero”, ou seja, um equilíbrio nas contas públicas, sem resultado negativo nem positivo, está previsto no arcabouço fiscal, regra que substitui o teto de gastos e foi aprovada em agosto deste ano.
Segundo o ministro, o problema é que as receitas, até aqui, não estão se realizando. “A arrecadação vem sofrendo por uma série de fatores. A taxa de juros é uma coisa importante, as empresas estão lucrando menos. Mesmo com manutenção do faturamento das empresas, mas com efeito sobre a rentabilidade, isso afeta a arrecadação”, disse Haddad.
O post Haddad desmente Lula e diz que déficit zero está mantido apareceu primeiro em Portal Você Online.
- Pesquisa Ipen/G6 mostra cenário em Manaus horas antes da eleição - 5 de outubro de 2024
- Rio Solimões começa a encher, Madeira estabiliza e Negro dá sinais de redução da vazante - 5 de outubro de 2024
- Pesquisadores da UEA segue monitorando qualidade da água Rio Negro - 5 de outubro de 2024