Manaus – O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19, se reuniu na noite de segunda-feira (29), para avaliar eventuais impactos da variante Ômicron, já registrada em 12 países com 142 casos já confirmados. Nenhum caso da doença foi identificado no estado, até o momento.
O monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) indica que todos os casos da nova variante são considerados leves e os pacientes não precisaram de internação.
Atualmente, 64% da população do Amazonas está com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, primeira e segunda dose ou dose única. Na capital, 74,3% da população está imunizada.
Segundo o secretário da secretaria de saúde do Amazonas (Ses), o fechamento das fronteiras deve colaborar para o combate a doença. “O fechamento de fronteiras vai retardar o aparecimento desse vírus, então essa demora vai permitir que os cientistas investiguem primeiro a virulência, se é um vírus agressivo.
A transmissibilidade, transmite muito fácil para as pessoas? Tem uma alta taxa de transmissão? E por último se tem algum escape vacinal, se esse vírus é resistente à vacina ou não. Com essas informações, os cientistas vão proporcionar para todos nós, gestores, tomar decisões”, salientou o secretário de Saúde, Anoar Samad.
Atualmente, o Amazonas apresenta a taxa que avalia a transmissão da doença, chamada de Rt, em 0,93. O que significa que cada 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 93 pessoas.
O comparativo entre novembro deste ano e o mesmo período do ano passado mostra uma queda de 88% no número de casos e uma redução de 91% em relação às hospitalizações. Além disso, os números de mortes caíram 95%.
Apesar das hospitalizações e mortes terem baixado, entre outubro e novembro deste ano, os indicadores mostram que o número de novos casos confirmados subiu de 420 para 2 mil. A taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 é igual a 17% para leitos clínicos e 25% para UTI.
Até os próximos dias 10 ou 12 de dezembro a Prefeitura de Manaus vai decidir se realiza o Réveillon 2022 ou não. A declaração foi dada pelo prefeito David Almeida, em coletiva de imprensa, ontem (29), no Pálacio do Planalto, em Brasília.
👁 2 visualizacoes
- Em vídeo que viralizou, ex-superintendente da Suframa alerta para riscos de governo Flávio Bolsonaro à indústria de Manaus (51 visualizacoes)
- Tesla apresenta Roadster que “voa” com tecnologia de foguetes da SpaceX (36 visualizacoes)
- Vila Nova, Juventude e Grêmio Novorizontino aparecem com chances de subir para a Série A (33 visualizacoes)
- Decisão do Tribunal Eleitoral atinge Carlos Bolsonaro, Pablo Marçal e Rony Gabriel (33 visualizacoes)
- O Boticário lança “Cuide-se Bem Acerola e Vai” e conecta o autocuidado ao universo do sport care (30 visualizacoes)









