Manaus AM – O site do Governo do Amazonas foi alvo de ataques de hackers nesta quarta-feira (20). A informação foi confirmada pela assessoria do governo, que informou que estão sendo tomadas as providências para reestabelecer o acesso a plataforma.
Os invasores aproveitaram para deixar o site fora do ar, mas também colocaram uma mensagem para as pessoas que tentavam acessar a plataforma. “Sem deuses, apenas nós e nossas máquinas. Sem dor ou sacrifício nós não teríamos nada. Aguente a dor, não fuja dela. Deixe o fracasso de lado e torne-se grande, sacrifique-se por uma causa maior, assim como os primeiros macacos enviados ao espaço”, dizia.
Essa não é a primeira vez que o portal do governo é alvo de ataques de invasores. Em janeiro deste ano, o banco de dados da Fundação Centro de Oncologia (FCecon) teve o sistema invadido, e o alvo principal foram os prontuários eletrônicos de pacientes da principal unidade de tratamento de câncer do Estado.
De acordo com o Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), o ataque aconteceu em uma camada restrita sem nenhum contato com os demais sistemas governamentais. A mensagem deixada pelos hackers já foi tirada do ar, mas o site continua instável.
Confira a nota na íntegra:
A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) informa que constatou um acesso indevido ao site www.amazonas.am.gov.br, por meio de suas monitorias ativas, e bloqueou a iniciativa. Todas as providências para sanar essa situação já estão sendo tomadas visando o restabelecimento do portal, com segurança, o mais breve possível.
A Prodam ressalta que o evento se deu em uma camada restrita sem nenhum contato com os demais sistemas governamentais e que não causou nenhum dano ou vazamento de dados e ou informações sensíveis.
- Prefeitura de Barcelos anuncia ações da Operação Enchente 2022 - 26 de maio de 2022
- Cachorro que vivia amarrado e com fome é resgatado em Manaus - 26 de maio de 2022
- Brasil aplicou mais de 94 milhões de doses de reforço contra Covid - 26 de maio de 2022
Comentários sobre este post