A vereadora Professora Jacqueline (União Brasil) afirmou, nesta quinta-feira (28/05), que a decisão de renunciar à vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi motivada tanto pela segurança política do atual mandato quanto pela possibilidade de ampliar a representatividade feminina no parlamento estadual.

Em entrevista ao Toda Hora, a parlamentar explicou que optou por permanecer na Câmara Municipal de Manaus (CMM), onde possui mandato garantido pelos próximos dois anos e seis meses. Com isso, a segunda suplente Brena Dianná deverá assumir a vaga na Aleam.

Jacqueline vinha atuando como deputada estadual desde 2025, ocupando inicialmente a cadeira da deputada Joana Darc (União Brasil) e, posteriormente, a do deputado Roberto Cidade, afastado interinamente para assumir o Governo do Estado.

“O que me motivou foi a garantia da continuidade do meu mandato, por dois anos e seis meses. É mais seguro, mas não impede que eu seja candidata a deputada estadual”, afirmou.

Jacqueline destacou que, permanecendo como vereadora, mantém estabilidade política caso não consiga êxito em uma futura candidatura ao cargo de deputada.

“Na eventualidade de eu não obter o sucesso que a gente se propõe, que é ganhar uma eleição, eu estou garantida no meu cargo ainda de vereadora. Eu posso voltar para a Câmara e continuar o meu trabalho na cidade de Manaus”, disse a vereadora.

Representatividade feminina

'Abrimos espaço para outra mulher', diz Jacqueline sobre renúncia à vaga na Aleam

A vereadora também ressaltou que a decisão foi tomada considerando a importância de abrir espaço para mais mulheres em cargos de poder.

“Estamos abrindo espaço também para outra mulher. Quem assume a minha vaga é a Brena Dianná (União Brasil), que é outra mulher. Acho que a gente tem que olhar essa vertente também, essa possibilidade de mais uma mulher estar na Assembleia”, declarou.

Para Jacqueline, a chegada de uma nova parlamentar representa a oportunidade de renovação e fortalecimento da presença feminina na política amazonense.

“É uma jovem também que merece estar ali. Como muitos merecem, mas é uma oportunidade para ela”, completou.

A reportagem procurou Brena Dianná para comentar sobre o assunto e não obteve resposta. Também procurado, o União Brasil afirmou apenas que “é uma decisão pessoal” da suplente, que recebeu 13.590 votos nas eleições de 2022.

Posse sem data
A Aleam informou ao Toda Hora que ainda não foi definido o dia da posse da nova parlamentar e que aguardam novas orientações.

👁 3 visualizacoes

PUBLICIDADE