Os vereadores de Manaus aprovaram, nesta quarta-feira (1º), o projeto que concede auxílio emergencial de R$ 1 mil a permissionários da Ponta Negra prejudicados pela interdição do local, devido à seca severa.
Líder do prefeito David Almeida (Avante), na casa legislativa, o vereador Fransuá (PV) destacou que o auxílio será dividido em três parcelas de R$ 1 mil, a ser depositado para os permissionários a partir deste mês de novembro.
“Não foi uma imposição da Prefeitura, mas sim da própria natureza para garantir a segurança da nossa população. Trinta permissionários ficaram sem poder exercer suas atividades e tiveram prejuízos, e por isso vai ser dado esse auxílio”, afirmou Fransuá.
A interdição da Praia da Ponta Negra está em vigor desde o dia 2 de outubro, após o rio Negro ter atingido a cota de 15,29 metros, abaixo da altura mínima considerada segura de 16 metros, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado, em 2013, junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), com órgãos municipais e estaduais signatários do compromisso, incluindo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CB-AM) e Polícia Militar. Nesta quarta-feira, a cota do rio Negro atingiu 13,02 metros.
No dia 9 de outubro, a praia recebeu um cerquite para delimitar fisicamente a área de interdição para banhistas, com sinalização, tendo 1,20 metro de altura e 1.500 metros de extensão. Essa limitação física é para impedir a passagem e conscientizar pessoas que insistem em tomar banho no rio, no trecho interditado.
- Justiça concede habeas corpus a Deolane; mãe permanece presa - 9 de setembro de 2024
- Manaus Passo a Paço atraiu 445 mil pessoas em três noites de evento - 9 de setembro de 2024
- Sinner vence americano Fritz e é campeão do US Open - 9 de setembro de 2024