A Prefeitura de Manaus criou o Comitê Gestor de Redução de Risco de Desastres (CGRRD), com o objetivo de planejar, monitorar, acompanhar e apoiar a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na última sexta-feira (28/06).
De acordo com o documento, o Comitê estará ligado ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e será comandado pelo diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente. Em eventual impedimento, será gerido pelo secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira.
O grupo será composto por um titular e um suplente dos seguintes orgãos:
- gabinete do prefeito;
- Implurb;
- Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf);
- Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc);
- Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf);
- Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg);
- Secretaria Municipal de Saúde (Semsa);
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima);
- Universidade Federal do Amazonas/Grupos de Pesquisa Geografia Física da Amazônia e Hidrossistema e o Homem da Amazônia.
O comitê gestor se reunirá uma vez por mês e extraordinariamente, sempre que convocado pelo coordenador. A participação nas atividades é considerada serviços público e vedada a remuneração.
De acordo com o decreto, o grupo terá vigência de dois anos e poderá ter suas atividades encerradas após a entrega do relatório final.