Perícia técnica preliminar do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (IC-LSB) concluiu que o motorista do caminhão que matou dois funcionários de uma empresa de energia elétrica estava acima do limite de velocidade. O acidente aconteceu na última quarta-feira (18), na Avenida do Turismo, zona Oeste de Manaus.
“Durante nossos procedimentos identificamos que o condutor estava em uma velocidade de 105 quilômetros por hora. Isso nós comprovamos em análise feita no tacógrafo do veículo”, afirmou o perito Herivelton Lima, especialista em acidentes de trânsito com vítimas fatais e lesionadas.
O laudo pericial conclusivo será encaminhado para a Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat), responsável pelas investigações.
O acidente
Segundo testemunhas, o condutor do caminhão trafegava no sentido bairro Ponta Negra e teria perdido o controle. O motorista passou pelo canteiro central da pista, invadiu a contramão e derrubou o poste. Na estrutura, havia um trabalhador, que morreu no local. Outro trabalhador foi arrastado pelo caminhão, junto com o poste. O acidente vitimou Antônio Francisco Ribeiro e Júlio César Queiroz. O motorista do caminhão foi detido pela Polícia Militar.
Causas recorrentes
O perito disse que em mais de 12 anos de atividade acompanhou mais de cem acidentes desta natureza. De acordo com ele, deste total, em apenas um não foi identificada a falha humana ou a alta velocidade.
“Eu recordo que em apenas um foi detectada a falha mecânica. Nos demais, posso afirmar que o acidente foi ocasionado pela falha humana ou imprudência no trânsito, dentre elas, a alta velocidade”, afirmou Herivelton.
Preservação do local do acidente
A perícia trabalha com a elaboração de provas técnicas, e para que os peritos possam elaborar um laudo exitoso é preciso que o cenário do acidente seja totalmente preservado. No acidente desta quarta, o local estava sem alterações, o que possibilitou um resultado eficaz dos exames.
“Tínhamos bastante prova material no local para concluir os laudos, sem a necessidade de exames complementares. Ontem, as equipes do 19º DIP (Distrito Integrado de Polícia) e a PM (Polícia Militar) já haviam efetuado o isolamento e a população também colaborou, o que ajudou bastante”, afirmou o perito Herivelton.
Prevenções
Para Herivelton Lima vários são os mecanismos que podem ser adotados para a prevenção de acidentes. Um deles é seguir as normas de tráfego, ou seja, obedecer às legislações de trânsito.
Além disso, é fundamental a manutenção dos veículos pesados ou de passeio, assim como a realização de treinamentos dos condutores de veículos automotores, reciclagem e exames toxicológicos periódicos, por parte dos condutores, seja de veículos de carga ou passageiros.
“É imprescindível realizar manutenções nos veículos, mas também olhar para o ser humano, que é quem conduz esses veículos, porque, reforço mais uma vez, são recorrentes os acidentes provocados por falha humana”, frisou o perito.
- Spotify cortará 1.500 empregos para reduzir custos - 4 de dezembro de 2023
- Pistoleiro que matou primo da presidente do TCE-AM é preso em Manaus - 4 de dezembro de 2023
- Quinhentas crianças são registradas sem nome do pai por dia - 4 de dezembro de 2023