A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na tarde desta quarta-feira (29/04), a concessão da Medalha Ruy Araújo ao escritor amazonense Milton Hatoum. A honraria é considerada a mais alta do parlamento estadual e reconhece personalidades com atuação de destaque em diversas áreas.

A proposta é de autoria do deputado estadual Comandante Dan (Republicanos) e prevê a realização de uma sessão solene no plenário da Casa para a entrega da medalha.

A homenagem ocorre poucos dias após o autor tomar posse como membro da Academia Brasileira de Letras, onde passou a ocupar a cadeira nº 6, tornando-se o primeiro escritor nascido no Amazonas a integrar o grupo de “imortais”.

Milton Hatoum receberá Medalha Ruy Araújo na Aleam
Escritor Milton Hatoum tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) na última sexta-feira (24/4) Foto: reprodução

Ao justificar a iniciativa, Comandante Dan destacou a relevância da obra de Hatoum para a projeção da Amazônia no cenário literário nacional e internacional.

“Milton Hatoum é uma referência da literatura brasileira e um dos maiores intérpretes da alma amazônica. Sua obra leva o Amazonas para o mundo com profundidade, sensibilidade e verdade”, afirmou.

Durante a sessão, o deputado Sinésio Campos (PT) também ressaltou a importância do reconhecimento. “É o primeiro amazonense que conquista o mais alto patamar da literatura, da ABL”, disse.

Sobre o autor

Natural de Manaus, Hatoum nasceu em 1952 e é autor de obras consagradas e premiadas como Relato de um certo Oriente, Dois Irmãos e Cinzas do Norte, conhecidas por abordar temas como memória, identidade e transformações sociais na região amazônica.

👁 8 visualizacoes

PUBLICIDADE