Manifestantes realizaram atos nesta sexta-feira (15) em diversas cidades pelo fim da escala de seis dias de trabalho e um dia de folga. Foram convocados atos em Manaus, São Paulo, Brasília, Fortaleza, no Rio de Janeiro e no Recife. Na capital amazonense, um grupo se reuniu na avenida Autaz Mirim, Zona Leste de Manaus.
O tema ganhou repercussão nesta semana em razão da proposta de emenda à Constituição Federal (PEC), de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSol-SP), que propõe jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana no Brasil.
Os atos foram convocados pelo Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que tem mobilizado as redes sociais a favor da PEC. Em petição online, o movimento já reuniu quase 3 milhões de assinaturas a favor da mudança.
A proposta de emenda constitucional foi elaborada na causa defendida pelo VAT, que a jornada de trabalho no Brasil, 6×1 é uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores, além de impedir o convívio dos trabalhadores com a família e amigos e a prática de atividades físicas, de lazer ou estudo.
- Gabriel Bortoleto conquista título da Fórmula 2 após ficar em segundo lugar em Abu Dhabi - 8 de dezembro de 2024
- Botafogo está a um passo de conquistar o Brasileiro após 29 anos, mas Palmeiras mantém esperança - 8 de dezembro de 2024
- Prefeito vistoria nova USF que atenderá 114 mil moradores,em Manaus - 8 de dezembro de 2024