A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) denunciou ao Ministério Público Federal uma operação de atividades de garimpo a pleno vapor na foz do rio Cauburis, situado entre os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, no extremo norte do Amazonas. Ao menos duas dragas foram flagradas operando ilegalmente entre as Terras Indígenas Rio Negro I e II, durante o os primeiros dias de abril.

Além de oferecer um alto risco ambiental em uma das regiões mais sensíveis do planeta, a ação ilegal contribui para a disseminação de coronavírus e outras doenças entre os ribeirinhos e indígenas, já que não conta com o mínimo de fiscalização, conforme explica a Foirn.

“A gente foi surpreendido por essa denúncia dessas dragas entrarem de uma forma ilegal no território, para fazer extração de minério. Não teve consulta, não tem legalidade, sobretudo porque se trata de uma terra indígena. Nós estamos indignados”, explica o chefe Marivelton Baré, presidente da Foirn.

De acordo com a denúncia apresentada, os garimpeiros apresentaram documentação da prefeitura de Santa Isabel do Rio Negro, que teria autorizado a escavação no fundo do rio afim de encontrar minério. Entretanto, os indígenas pedem que o MPF verifique a autenticidade da versão dos garimpeiros ilegais.

A foz do rio Cauburis fica localizada acima da Cachoeira do Caranguejo, e próxima ao antigo posto de vigilância da Fundação Nacional do Índio. Em consulta ao site da Funai, a reportagem constatou que os postos da Fundação situados nos municípios de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro estão sem comando, sugerindo que na prática estão desativados. Estes postos seriam os únicos em um raio de 300 quilômetros que poderiam auxiliar no trabalho de proteção da terra indígena.

Em um dos trechos da denúncia apresentada ao MPF, está em anexo a posição da prefeitura de Barcelos se isentando da fiscalização devido a supostamente as dragas estarem operando ‘fora dos limites do município’, pois Cauburis fica na divisa entre Santa Isabel e São Gabriel, não fazendo parte de Barcelos.

👁 3 visualizacoes

PUBLICIDADE