É tempo de Botafogo! É tempo de bater no peito e gritar que o Glorioso de General Severiano, de Garrincha, de Nilton Santos, de Jairzinho, é campeão da América! Se há coisas que só acontecem com o Botafogo, realmente só esse time seria capaz de protagonizar uma final com roteiro tão especial como a deste sábado (30) diante do Atlético-MG.
Com um jogador a menos desde os 30 segundos, após a expulsão de Gregore, o Botafogo intenso, veloz e ofensivo de 2024 soube ser organizado como poucos, sofrer como poucos e vencer como poucos conseguiriam. Luiz Henrique e Alex Telles abriram 2 a 0 no primeiro tempo, Vargas descontou, mas Júnior Santos, herói no início dessa trajetória, ainda na pré-Libertadores, fechou a conta no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Protagonista da final, protagonista da campanha! Luiz Henrique sai de Buenos Aires como um dos grandes nomes da história do Botafogo. Se um craque é aquele que aparece quando o time mais precisa, o que dizer daquele que veste a histórica camisa 7 neste sábado diante do Atlético-MG?
Com um a menos e acuado diante do volume de jogo do Galo, o Glorioso foi libertado por Luiz Henrique que saiu da direita para a esquerda, abriu a zaga adversária em jogada individual e rolou para Marlon Freitas. A bola pererecou e voltou para o pé esquerdo do atacante abrir o placar. Minutos depois, ele foi mais esperto do que Guilherme Arana, se antecipou a foi derrubado por Everson em pênalti convertido por Alex Telles. Atuação de gala para quem foi eleito o craque da competição com 12 jogos, quatro gols e duas assistências.
É emblemático que o herói do título alvinegro tenha sido Júnior Santos. Isso porque é graças a ele que o Glorioso teve condição de chegar ali. Foram oito gols na pré-Libertadores que colocaram o Botafogo na fase de grupos, quando o atacante foi importante mais uma vez com um gol e uma assistência. Ao término da primeira fase, porém, uma fratura o tirou de atividade até a finalíssima contra o Atlético-MG.
E 11 minutos em campo foram suficientes para que a bola encontrasse o Jacaré para driblar dois, invadir a área, tentar servir Matheus Martins, mas ver a bola se apresentar com o gol vazio para marcar o décimo gol na competição. Artilheiro, campeão e herói.
O fim de semana será de festa para o torcedor do Botafogo, mas na quarta-feira (4) já tem compromisso importante – e com chance ser campeão de novo. Líder do Brasileirão, o Glorioso visita o Internacional, quarta-feira (4), às 21h30 (horário de Brasília), no Beira-Rio, pela 37ª rodada. Líder com 73 pontos, a equipe conquistará o tricampeonato nacional em caso de vitória e tropeço do Palmeiras, que encara o Cruzeiro, no mesmo dia e horário, no Mineirão.
O título garantiu ainda o Botafogo em dois Mundiais de Clubes. E o primeiro já está pertinho, a nova Copa Intercontinental, quando o Glorioso enfrenta o Pachuca, do México, dia 11 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), no Estádio 974, em Doha, no Catar. Caso avance, o Glorioso disputará contra o Al-Ahly, do Egito, o direito de disputar a finalíssima com o Real Madrid. Além disso, o clube estará no Super Mundial, que será disputado entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos.
O post É tempo de Botafogo: campeão da Libertadores 2024 no Monumental apareceu primeiro em Portal Você Online.
- Gabriel Bortoleto conquista título da Fórmula 2 após ficar em segundo lugar em Abu Dhabi - 8 de dezembro de 2024
- Botafogo está a um passo de conquistar o Brasileiro após 29 anos, mas Palmeiras mantém esperança - 8 de dezembro de 2024
- Prefeito vistoria nova USF que atenderá 114 mil moradores,em Manaus - 8 de dezembro de 2024