Na contramão da crise da Pandemia do Covid-19 e econômica brasileira, Barcelos se destaca como um dos poucos municípios do Amazonas e do Brasil, a estar fora da lista de inadimplentes, segundo o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). Fruto do esforço da Administração 2017-2020, Barcelos está apta e adimplente com todas as obrigações.
De acordo com o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o número de cidades do Amazonas inadimplentes é de aproximadamente 92% do total de 62 municípios.
Sendo assim, Barcelos está no seleto grupo dos cinco municípios amazonenses que estão aptos e adimplentes com todas as obrigações do CAUC.
De acordo com a secretaria de finanças, o município de Barcelos, mesmo antes da crise com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já estava cumprindo com as obrigações fiscais.
Vale lembrar que o município figurou nesta lista negra por longos anos de sua história, impedidos de receber transferências da União e realizar convênios. Mas esta realidade ficou para traz, tornando possível a realização de parcerias entre o Governo Municipal e o Governo Federal e consequentemente a concretização de obras de grande importância para o povo barcelense.
O que é CAUC?
O CAUC é um setor do Tesouro Nacional responsável pela execução de Convênios entre a União com Estados e Municípios, funciona como uma espécie de “SPC” (Serviço de Proteção ao Crédito) das prefeituras e avalia quatro metas obrigatórias aos municípios: adimplência financeira, prestação de contas de convênios, transparência e cumprimento de obrigações legais.
Extrato CALC do município de Barcelos
- Dólar fecha a semana a R$5,91 com declarações de Trump - 25 de janeiro de 2025
- Clássico entre Coritiba e Athletico-PR tem atos de racismo contra Léo Pelé e pancadaria dentro e fora de campo - 25 de janeiro de 2025
- Santos é derrotado pelo Velo Clube pela 1ª vez na história e pode fechar rodada fora da zona de classificação - 25 de janeiro de 2025
Comentários sobre esse post